Blog Auá

Ícone abrir menu Ícone fechar do menu

Pele sensível? Saiba como identificar e cuidar

Cuidados com a pele

edit

Vamos explicar porque esse tipo de pele precisa de cuidados especiais e como é possível tratá-la.

Coceiras, manchas e vermelhidão são sinais típicos da pele sensível, que exige muitos cuidados, pois é mais fina e frágil em relação às demais. Esses sintomas podem ser provocados por diferentes doenças: rosácea, dermatite de contato, dermatite seborreica e até fatores genéticos que fazem com que algumas pessoas tenham a pele mais fina.

Alguns fatores que podem agravar o quadro da pele sensível são depilação, peeling, limpeza profunda, gravidez e banhos muito quentes. Por isso, é necessário manter determinados cuidados e utilizar os produtos corretos para garantir um rosto sempre macio e livre de incômodos.

Mas como saber se sua pele é sensível e ao descobrir, como fazer para cuidar? Todas as dicas vamos te contar agora mesmo, então continue a leitura!

Identificando a pele sensível

Identificando a pele sensível

A pele com essa condição é um diagnóstico que pode aparecer desde a infância até a velhice. Em geral, a cútis ganha esse aspecto quando sua barreira lipídica é agredida, causando irritações e infecções.

Além disso, ela é imprevisível, o que significa que pode apresentar manchas vermelhas, queimação, repuxamento e até mesmo pequenas feridas, quando os casos são mais graves.

É comum que a pele seca tenha uma tendência maior à sensibilidade, mas essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas. Nesse caso, a sensibilidade surge devido ao tratamento contra a acne ou outras condições, principalmente com o uso de ácidos, que acaba deixando a cútis ressecada e fragilizada.

Para descobrir se você tem uma pele sensível, verifique se ela apresenta as seguintes características:

  • Irritação;
  • Queimação;
  • Repuxamento;
  • Coceira na área irritada;
  • Manchas vermelhas;
  • Formação de feridas.

Percebeu que o seu rosto conta com mais de um desses sintomas? O recomendado é procurar a ajuda de um dermatologista. Ele examinará as particularidades da sua pele, indicando um tratamento com produtos para pele sensível.

Como cuidar da pele sensível

Como cuidar da pele sensível

1º) Invista em produtos específicos

Alguns cosméticos são formulados especificamente para a pele sensível, capazes de prevenir o surgimento de alergias e vermelhidão. Quanto menos substâncias químicas e mais ingredientes naturais o produto tiver, melhor para a pele.

Lembrando que os produtos que causarem algum tipo de queimação ou desconforto devem ter seu uso suspenso imediatamente. 

2º) Atenção à formulação

Os rótulos são seus principais aliados na hora de escolher o produto certo para seu tipo de pele. Ao comprar cosméticos, dê preferência para as fórmulas com propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Como a argila branca, por exemplo.

3º) Faça escolhas adequadas para a pele sensível

Você já entendeu que é necessário optar pelos produtos mais adequados às peles delicadas. Uma dica é, ao invés de sabonetes, limpar a pele com leites de limpeza suaves. Aplique soro fisiológico no lugar de adstringentes e complemente com hidratantes calmantes para manter o pH da pele neutro.

4º) Tome cuidado com a maquiagem

A make em excesso pode desencadear diferentes problemas, mesmo em quem não tem a pele sensível. As irritações podem surgir especialmente com o uso de cosméticos de má qualidade.

Reforçamos um cuidado especial com produtos que se dizem ‘naturais’ e que podem não ter sido devidamente purificados e testados, contendo ingredientes que causem alergia ou irritação. Leia bem sobre a marca e as composições desses produtos.

5º) Transforme pequenos hábitos diários

Uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida de quem tem a cútis sensível, é evitar os banhos muito quentes e o excesso de vapor no banheiro. Além disso, fuja do atrito da toalha e roupas no rosto.

Quanto à dieta, procure cortar ou reduzir ao máximo o consumo de álcool, pimenta, café e alimentos muito condimentados.

Mantenha o rosto hidratado e protegido

Mantenha o rosto hidratado e protegido

A hidratação funciona como um tratamento para pele, ela favorece a elasticidade, aumenta a umidade dos tecidos, mantém o equilíbrio hídrico e elimina tensões. Por isso, independentemente da faixa etária e do tipo, é preciso hidratar a pele diariamente.

A pele funciona como um “escudo” contra o meio externo, sendo a primeira barreira de proteção, e a hidratação fortalece essa função de barreira, dificultando a entrada de micro-organismos que causam alergias e até infecções na pele. Aplicar hidratante diariamente no rosto fortalece, previne coceiras, descamação e mantém a saúde geral da pele sensível. 

Procure evitar o excesso de exposição solar, mesmo com protetor solar. A luz do sol pode irritar ainda mais a pele com esse tipo de condição e causar queimaduras, manchas e alergias. 

É indispensável o uso do protetor solar diariamente (indicado para este tipo de pele) contra os raios UVA e UVB, mesmo dentro de casa, pois a luz visível, ou seja, a luz das lâmpadas e aparelhos eletrônicos também causam efeitos nocivos a longo prazo.

Agora você já aprendeu!

Agora você já aprendeu!

Cuidar da pele sensível é ter atenção com os produtos que você for aplicar no rosto. Sempre optando por uma rotina de skincare minimalista, com produtos que contenham ingredientes naturais e sem agentes químicos

Quando você mantém esses cuidados constantemente, consegue perceber os resultados em pouco tempo. A pele acalma e fica muito mais bonita. Siga nossas dicas de hoje e sinta a diferença e mais qualidade de vida!

stefany@boldcomunicacao.com.br

Comentários