Blog Auá

Ícone abrir menu Ícone fechar do menu

Argila branca: benefícios e como usar

Argiloterapia

edit

Aprenda a inserir a argila branca na sua rotina de cuidados com a pele e sinta a diferença

A argila branca é uma substância poderosa que faz parte da rotina de skincare de muita gente. É preciso saber que os cuidados vão muito além do uso de filtro solar ou da limpeza do rosto. O uso de máscaras de argila ajudam a deixar a região mais bonita e saudável.

Elas são consideradas preparações cosméticas mais antigas: os egípcios, gregos e índios já empregavam preparações para o uso na medicina e limpeza de pele. No ramo da medicina também se usa argila para tratamentos anti-inflamatórios, cicatrizante e até mesmo para tratar problemas internos.

A argila branca é um tratamento natural muito querido no meio skincare. Vamos te contar tudo sobre os benefícios dela. Confira!

Para que serve a argila branca?

A argila branca, também conhecida como caulim ou kaolin, é indicada para todos os tipos de pele, em especial aquelas mais sensíveis e com pouca hidratação. Isso graças ao seu alto percentual de alumínio e silício e um pH muito próximo ao da pele. Por esse motivo ela é considerada a argila mais suave de todas. 

Além disso, ela também possui diversos minerais que são ótimos aliados no controle da produção de sebo da pele oleosa. A argila branca promove ações de adsorver oleosidade sem desidratar a pele, suaviza, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo. Então consegue ser perfeita para auxiliar no tratamento de manchas, graças a essas propriedades que amenizam marcas.

Confira os minerais encontrados na composição e suas funções:

  • Alumínio: tem ação cicatrizante e impede que as bactérias se desenvolvam na pele como a acne, por exemplo;
  • Silício:  auxilia na produção das fibras de elastina e na construção da síntese de colágeno da nossa pele;
  • Manganês: é um mineral antioxidante que inibe os radicais livres inibindo a degradação do colágeno.

Benefícios da argila branca 

A argila branca proporciona muitos benefícios para a pele e o seu mais conhecido, sem dúvidas, é a ação iluminadora. Além disso, o ativo também ajuda a absorver a oleosidade sem desidratar a pele, garante uma ação suavizante, deixando a região macia e viçosa logo após a sua aplicação. 

Máscaras faciais dessa argila podem ser usadas em várias situações, como o tratamento de manchas escuras – melasma ou manchas solares -, peles sensíveis, reativas, desidratadas, pele madura ou em pacientes com acne (cravos e espinhas).

Então guarde na memória os benefícios da argila branca:

  1. Purificante;
  2. Clareadora;
  3. Cicatrizante;
  4. Hidratante; 
  5. Calmante.

Onde a argila pode ser utilizada

Como falamos, a argila branca pode ser usada como máscara facial. Indicada para pele sensível e delicada, possui uma maior concentração de alumínio que proporciona ação cicatrizante. 

No rosto, ela deve ser aplicada na pele limpa e removida com água corrente. Dica: utilize no máximo duas vezes por semana. Sempre leia as instruções de cada produto e procure sempre um dermatologista para entender melhor o seu tipo de pele.

Além do rosto, a argila branca pode ser utilizada também no corpo. Seu uso é muito comum no clareamento de manchas nas axilas. A depilação muitas vezes, podem deixar a axila com manchas escuras e a argila pode ser uma ótima aliada. 

Com a pele limpa, deixe a argila por quinze minutos e depois lave com sabonete neutro a região. Nos cabelos, a argila branca possui os benefícios de hidratação, reduzir o volume do cabelo e também controlar a oleosidade. Ajuda também a dar mais brilho e devolver queratina aos fios.

Como usar argila branca na rotina de skincare?

Para usar a argila na rotina de skincare, o ideal é aplicá-la uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias. Se aplica diretamente no rosto. Se não for uma máscara facial, mas fazer parte da composição de algum produto, você pode usar diariamente.

Se você optar por comprar a argila branca em pó, será necessário prepará-la antes da aplicação. Fazer isso é bem simples: basta adicionar uma colher de sopa de argila em pó junto a um pouco de água ou soro fisiológico em um recipiente (que não seja de metal) até formar uma pasta de consistência homogênea.

Siga as instruções:

• Misture 2 colheres (café) da Argila e 2 colheres (café) de água até formar uma pasta.

• Aplique no rosto e deixe agir entre 10 e 20 minutos.

• Enxágue o rosto e, em seguida, seque-o suavemente.

• Em peles normais, oleosas e acneicas, aplicar de 2 a 3 vezes por semana.

• Em peles secas, utilizar até 2 vezes por semana.

Como usar nos cabelos:

A máscara capilar de argila branca deve ser aplicada no cabelo úmido, massageando o couro cabeludo lentamente e deixando agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila branca nos fios pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força.

Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais, veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila.

Hora de turbinar seus cuidados com a pele

Agora você entendeu como a argila branca proporciona tantos benefícios e já pode começar a inseri-la na sua rotina. Depois de alguns dias você verá a diferença na pele. Além disso, ela é muito fácil de achar! Você pode encontrar a argila na versão em pó para fazer máscaras ou na formulação de produtos de skincare. 

Fique atento para dar preferência às fórmulas 100% naturais e 100% orgânicas. E também livre de ingredientes químicos: parabenos, derivados de petróleo (silicones, parafinas , óleo mineral ), sulfatos , corantes artificiais, fragrâncias artificiais, triclosan, formaldeído, DEA, TEA, BHA e BHT, entre outros.

Sua rotina de beleza tem que ser segura para sua pele e não deve prejudicar o meio ambiente! Invista nesse autocuidado natural e renove sua beleza real.

joao@boldcomunicacao.com.br

Comentários