Blog Auá

Ícone abrir menu Ícone fechar do menu

Como hidratar a pele e mantê-la saudável

Rosto

edit

Entenda por que essa etapa da rotina de skincare é tão importante e aprenda como hidratar bem a pele

Você já sentiu que sua pele apresentou algumas regiões ressecadas e sem vida? Com certeza isso é ela pedindo por cuidados. É importante entender que pele hidratada é sinônimo de pele saudável. Então você precisa saber como hidratar a pele do jeito correto.

Esse passo tão importante na rotina de beleza deve ser seguido à risca não só para manter o aspecto bonito e viçoso da região, mas também para garantir a integridade da barreira protetora da pele. Quando você mantém a pele hidratada, pode evitar vários problemas como ressecamento, coceira, vermelhidão e até dermatites.

Saber como hidratar a pele corretamente é a chave para o primeiro passo de uma pele bem cuidada. Vamos te dar algumas dicas básicas para te ajudar com isso. Continue com a gente!

A importância de se hidratar a pele

Tem gente que pensa que esta é uma simples questão estética ou de vaidade, mas não é. Hidratar a pele é um hábito necessário para manter a sua saúde. A hidratação é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme – camadas mais superficiais da pele. 

Através desse processo, a barreira de proteção da pele é reforçada, proporcionando maior defesa contra as agressões externas do dia a dia. Quando você sabe como hidratar a pele, consegue evitar problemas como o ressecamento e a dermatite. Ela fica muito mais macia, protegida e resistente.

É preciso hidratar toda a pele e não só a pele do rosto. No entanto, a hidratação do rosto possui uma maior relevância já que é o local do corpo que está em contato com o meio externo, sem proteção. A pele do rosto, pescoço, colo e mãos são as que necessitam mais da hidratação.

Como hidratar a pele com os ingredientes certos

Comece identificando qual o seu tipo para saber como hidratar a pele. Conheça as características dela para investir em produtos específicos. Se a sua é seca, use e abuse de hidratantes de alta absorção, como manteigas corporais e óleos vegetais rejuvenescedores

A pele oleosa precisa de cosméticos direcionados para esse tipo de condição, ou seja, os que reduzem a produção sebácea enquanto também hidratam. Mas se a sua derme é mista, o ideal é equilibrar a necessidade de hidratação e combate à oleosidade.

Como hidratar a pele com os ingredientes certos é essencial. Os óleos vegetais são grandes aliados para cuidar da pele diariamente, pois são 100% naturais, não levam ativos químicos nem sintéticos. Eles são ricos em ácidos graxos, vitaminas K e E, retinol, e muito mais. De textura leve, não-pegajosa e nada gordurosa, eles podem ser facilmente inseridos na sua rotina diária.

Outros ingredientes para você ficar de olho são o Pantenol, a Glicerina, as vitaminas C e E, o Resveratrol, o Ácido Hialurônico e a Ureia.

Como hidratar a pele evitando maus hábitos

Utilizar apenas cremes e óleos não é o suficiente para manter a pele bem hidratada e saudável. Alguns hábitos da sua rotina influenciam muito o aspecto e textura da pele, fique atento:

1- Não lave o rosto muitas vezes por dia. A dica ideal para não exagerar é manter uma frequência de duas limpezas por dia – com uma logo de manhã e outra antes de dormir, de preferência. E no máximo três vezes, se você precisa lavar no meio do dia em caso de atividade física, por exemplo.

2- Evite banhos muito quentes. Eles aumentam a produção de sebo na pele oleosa e deixam um aspecto ainda mais desidratado na pele seca. Como hidratar a pele corretamente é com água fria ou morna.

3- Beba bastante água. O indicado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Embora pareça simples, associada aos cuidados específicos, essa medida é garantia de pele mais bonita e com uma aparência hidratada.

4- Não durma de maquiagem. Se usar o tradicional demaquilante, tenha o cuidado de escolher o produto com a fórmula mais indicada para o seu tipo de pele. Se você escolher mais praticidade na limpeza noturna, faça o procedimento com a água micelar

5- Seque sua pele com delicadeza após o banho. Esfregar pode ressecar e sensibilizar a sua pele. O ideal é secar a região delicadamente com uma toalha, se possível de microfibra, absorvendo suavemente a água da pele. Isso faz parte de como hidratar a pele do jeito certo.

Benefícios de uma pele bem hidratada

Prevenção do envelhecimento precoce

A falta de hidratação no rosto e no corpo é um dos principais causadores do envelhecimento precoce. Isso acontece porque, ao pular essa etapa do skincare, a renovação celular e a produção de colágeno, responsáveis pela firmeza da pele, são afetadas. Como hidratar a pele do jeito certo evita que fique ressecada e vulnerável ao surgimento e realce de rugas e linhas finas. 

Equilíbrio na produção de oleosidade

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os produtos para hidratar o rosto proporcionam muitos benefícios para peles oleosas. Um deles é o controle na produção de oleosidade. Esse cuidado é fundamental para recompor o fator natural de hidratação da pele, que a condiciona para receber outros tratamentos. 

Proteção contra radicais livres

Para potencializar essa ação, você pode incrementar seu skincare com produtos antioxidantes. O hidratante reforça a defesa da pele por recompor a barreira de proteção e o fator natural de hidratação. Uma barreira íntegra é fundamental para proteger a pele de agressões externas e poluição. 

Pele uniforme e aveludada

Esse hábito promove a renovação celular, reduzindo a aparência de manchas e linhas de expressão, além de ajudar a suavizar a textura da pele, deixando-a viçosa. 

Agora você já sabe como hidratar a pele do melhor jeito

Deu para perceber o quanto a hidratação é fundamental na sua rotina, tanto para o rosto quanto para o corpo. E que todas as peles merecem esse cuidado, independente se forem secas, mistas ou oleosas. Lembre-se de aplicar o produto no rosto seguindo um movimento de dentro para fora e de baixo para cima no pescoço. 

Gostou de aprender melhor sobre como cuidar da sua pele? Esses momentos de autocuidado são muito importantes para você, seja na saúde física ou mental. Então, aproveite para continuar aprendendo sobre os cuidados com a pele com a ajuda da Auá. Aqui, temos diversos conteúdos feitos especialmente para você!

joao@boldcomunicacao.com.br

Comentários