BLOG AUÁ

Ícone abrir menu Ícone fechar do menu

Como vestir a sua pele pode te proteger do câncer de pele

Sem categoria

edit

O câncer de pele é tipo de tumor com mais incidência no Brasil e no mundo

Assim como todo câncer, este também é causado pelo desequilíbrio na divisão das células, dessa forma, acontece uma multiplicação desordenada gerando um tumor. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2022 e 2022, teríamos mais de 175 mil novos casos de câncer de pele, entre o melanoma e os não melanomas. Os segundos são mais comuns e tem baixo índice de mortalidade, contudo a falta de diagnóstico e tratamento podem causar sequelas e até levar a óbito. 

câncer de pele

Como cuidar da pele com sardas

Quais as causas do câncer de pele?

Todo câncer não tem apenas uma etiologia específica, mas um conjunto de fatores que podem envolver genética e hábitos de vidas. Então, as causas são:

  • Histórico familiar;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Falta de melanina.

É possível prevenir?

Sim! Sempre é possível prevenir um câncer. Mesmo que você tenha histórico familiar amplo, com hábitos de vida adequados é possível ser muito bem sucedido com a prevenção. Conforme a Biblioteca de Saúde, é essencial ter controle na exposição solar, evite sempre a exposição prolongada entre 10h e 16h, que é quando há maior incidência dos raios solares. 

Caso, você precise trabalhar exposto ao sol, sempre use e reponha o protetor solar e use roupas que cobrem o corpo com tecnologia de proteção contra raios UVs. 

Além disso, tenha atenção aos seus hábitos de vida: não fume e evite o excesso de álcool, pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia e consuma bastante água. 

E não esqueça de fazer o seu skincare diário, os produtos ideias para sua pele, protegem contra o efeito dos radicais livres em excesso, que geralmente são produzidos pelos hábitos de vida ruins e exposição a poluentes. 

Como é feito o diagnóstico? 

Através de uma biópsia de pele, que identifica se o tumor é maligno. Dependendo do estágio, pode ser indicado apenas remoção cirúrgica, sem que o paciente precise passar pelos procedimentos de quimioterapia e radioterapia 

Como vestir a própria pele pode te proteger do câncer de pele?

câncer de pele

Incentivamos que cada pessoa cuide de si, identifique suas marcas, suas feridas e tudo o que faz parte de você e da sua história. O processo de autoamor não é fácil, mas a partir do momento que você se conhece e se descobre, é possível identificar qualquer mudança. Sabendo que surge a partir de uma pinta preta ou castanha, se você conhece o seu corpo, vai saber que aqui apareceu a pouco tempo e já pode procurar ajuda. 

Vestir a sua pele é se aceitar, identificar e potencializar ainda mais a sua beleza. 

Vestir a sua pele é um gesto de amor e acima de tudo, e cuidado. 

Fonte:
INCA < https://www.gov.br/inca/pt-br> Acesso em 06 de dezembro de 2022.
Dezembro Laranja: campanha reforça cuidados contra o câncer de pele < https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-laranja-campanha-reforca-cuidados-contra-o-cancer-de-pele/ > acesso em 06 de dezembro de 2022.

Aua

Comentários