Como vestir a sua pele pode te proteger do câncer de pele
Sem categoria
editO câncer de pele é tipo de tumor com mais incidência no Brasil e no mundo
Assim como todo câncer, este também é causado pelo desequilíbrio na divisão das células, dessa forma, acontece uma multiplicação desordenada gerando um tumor. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2022 e 2022, teríamos mais de 175 mil novos casos de câncer de pele, entre o melanoma e os não melanomas. Os segundos são mais comuns e tem baixo índice de mortalidade, contudo a falta de diagnóstico e tratamento podem causar sequelas e até levar a óbito.
Como cuidar da pele com sardas
Quais as causas do câncer de pele?
Todo câncer não tem apenas uma etiologia específica, mas um conjunto de fatores que podem envolver genética e hábitos de vidas. Então, as causas são:
- Histórico familiar;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Exposição prolongada ao sol;
- Falta de melanina.
É possível prevenir?
Sim! Sempre é possível prevenir um câncer. Mesmo que você tenha histórico familiar amplo, com hábitos de vida adequados é possível ser muito bem sucedido com a prevenção. Conforme a Biblioteca de Saúde, é essencial ter controle na exposição solar, evite sempre a exposição prolongada entre 10h e 16h, que é quando há maior incidência dos raios solares.
Caso, você precise trabalhar exposto ao sol, sempre use e reponha o protetor solar e use roupas que cobrem o corpo com tecnologia de proteção contra raios UVs.
Além disso, tenha atenção aos seus hábitos de vida: não fume e evite o excesso de álcool, pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia e consuma bastante água.
E não esqueça de fazer o seu skincare diário, os produtos ideias para sua pele, protegem contra o efeito dos radicais livres em excesso, que geralmente são produzidos pelos hábitos de vida ruins e exposição a poluentes.
Como é feito o diagnóstico?
Através de uma biópsia de pele, que identifica se o tumor é maligno. Dependendo do estágio, pode ser indicado apenas remoção cirúrgica, sem que o paciente precise passar pelos procedimentos de quimioterapia e radioterapia
Como vestir a própria pele pode te proteger do câncer de pele?
Incentivamos que cada pessoa cuide de si, identifique suas marcas, suas feridas e tudo o que faz parte de você e da sua história. O processo de autoamor não é fácil, mas a partir do momento que você se conhece e se descobre, é possível identificar qualquer mudança. Sabendo que surge a partir de uma pinta preta ou castanha, se você conhece o seu corpo, vai saber que aqui apareceu a pouco tempo e já pode procurar ajuda.
Fonte: INCA < https://www.gov.br/inca/pt-br> Acesso em 06 de dezembro de 2022.
Dezembro Laranja: campanha reforça cuidados contra o câncer de pele < https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-laranja-campanha-reforca-cuidados-contra-o-cancer-de-pele/ > acesso em 06 de dezembro de 2022.
Comentários