O que você precisa saber sobre agrotóxicos
Sem categoria
editOs agrotóxicos são substâncias usadas em longa escala no Brasil
De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os agrotóxicos são substâncias químicas, físicas ou biológicas usadas para alterar a composição química da flora e fauna, a fim de preservá-las. Com objetivos agrícolas e não-agrícolas, são usados para eliminar insetos, larvas, fungos, carrapatos, dentre outros, sob a justificativa de erradicar as patologias causadas por tais vetores.
Contudo, o que parecia promissor para a saúde humana virou um pesadelo. No Brasil, hoje, temos mais 1.000 agrotóxicos liberados para ser usados, sabendo que em excesso são prejudiciais não apenas ao meio ambiente, mas para os seres humanos.
Quais os usos dos agrotóxicos
Como falado anteriormente, podem ser usos agrícolas e não agrícolas, entenda abaixo:
Agrícola
Atividades relacionadas ao setor de produção: limpeza de terreno, preparação do solo, acompanhamento da lavoura e no beneficiamento dos produtos.
Não-Agrícola
As substâncias são usadas em florestas nativas e outros ecossistemas, como, lagoas, açudes e rios.
De toda forma, estamos suscetíveis ao contato com os agrotóxicos, seja pela alimentação ou por água ou ar que estão contaminados. A exposição pode ocasionar o aparecimento de diversas patologias, seja agudo ou crônico, dependendo do tipo de produto, quantidade e tempo de exposição.
Você sabe o que é Greenwashing?
Principais efeitos dos agrotóxicos na saúde
Efeitos agudos, ou seja, que aparecem logo após o contato:
- Irritação, desidratação e alergias de pele;
- Dificuldade de respirar, tosse, coriza e dor no peito;
- Irritação na mucosa da boca e garganta, dor no estômago, náuseas, vômitos e diarreia.
Já os efeitos agudos têm a ver com a exposição prolongada:
- Insônia;
- Falta de memória;
- Infertilidade;
- Depressão;
- Alteração no funcionamento dos rins;
- Problemas hormonais;
- Má formação e baixo desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a associação do contato com agrotóxicos e surgimento de cânceres ainda gera polêmica. No entanto, diversos estudos apontam grupos de substâncias como prováveis carcinogênicos.
Estamos em constante contato com esses produtos químicos no nosso país, para prevenir males, é essencial lutar para que esse pacote de veneno seja proibido, nos oferecendo maior segurança alimentar. Além disso, devemos nos prevenir, tendo hábitos saudáveis e mantendo a nossa saúde sempre em dia.
Aqui vai uma dica para diminuir o contato com agrotóxicos:
- Escolha produtos orgânicos para consumo, dessa forma você está cuidando da sua saúde fortalecendo a sua comunidade, priorizando o pequeno produtor!
Comentários