Pele madura: o que é e como cuidar?
Sem categoria
editPele madura é caracterizada pela derme da mulher mais velha, com rugas, marcas de expressão e afins.
Com o passar dos anos, todas as áreas do corpo sofrem mudanças, como diferenças na textura e cor do cabelo, desaceleração do metabolismo, dentre outras modificações naturais que nós passamos ou vamos passar. Contudo, em relação à pele madura? Como que é?
O envelhecimento faz com que a cútis perca elasticidade, hidratação e oleosidade, isto favorece a aparição de rugas. Com isso, a derme se torna mais fina, frágil e mais vulnerável a infecções, machucados e doenças de pele. Porém, com alguns cuidados diários e simples, é possível manter o maior órgão do corpo saudável e amenizar os sinais do tempo.
Pele madura e cuidado com o sol!
Um dos principais fatores ligados ao amadurecimento da pele é a exposição solar. Embora, o sol traga inúmeros benefícios para o organismo, como a produção de Vitamina D, também é um dos maiores vilões para o envelhecimento. Além de acelerar o processo, a exposição sem proteção pode ocasionar queimaduras e até mesmo tumores malignos.
Antes de se expor ao sol, é essencial usar um protetor solar com um FPS acima de 30 em todas as partes que estarão visíveis. Um plus é evitar sair sem proteção entre 10h e 16h: nesse horário, o pico de raios UV é bem mais intenso! Adote o uso de bonés, óculos escuros e camisas/camisetas com proteção UV para dar aquela reforçada.
Como começar a usar cosméticos naturais?
Hidratação é essencial para a pele madura
Com o amadurecimento também ocorre a diminuição da produção de suor e óleo pelas glândulas, e é normal que a derme fique mais seca e que algumas partes fiquem ressecadas. Por isso, os braços e pernas (principalmente abaixo dos joelhos) são zonas que sofrem mais. Dessa forma, além do incômodo do aspecto áspero da pele, pode ocorrer o surgimento de prurido e alergias. Cuidado!
Para evitar que a pele resseque, beba água com frequência, mesmo que não sinta sede. Ah, não utilize buchas ou esponjas nos banhos. pois esses objetos reduzem a proteção da pele e aumentam o ressecamento. Priorize sabonetes neutros e insira hidratantes após o banho na sua rotina de cuidados.
Alimentação saudável: essencial para a pele!
Não achou que a gente ia esquecer desse assunto, né? Muitos alimentos são ricos em antioxidantes, que são importantes para a saúde e retardam a ação dos radicais livres — que também são responsáveis pela aceleração do envelhecimento da pele.
Inclua alimentos como tomate, cacau e espinafre em sua rotina e reduza o consumo de açúcares, embutidos e alimentos ricos em sódio. Desembrulhe menos, descasque mais!
A Aualândia tem um último recadinho antes da gente se despedir por hoje: nunca é tarde para começar a cuidar da pele! E se você não sabe por onde iniciar, dê preferência a produtos com ativos naturais, como Óleos Vegetais e Manteigas Naturais livres de fragrâncias artificiais e de qualquer outra substância que prejudique sua pele. Vamos nessa naturalizar?
Referências:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (org.). CUIDADOS COM A PELE DA PESSOA IDOSA. Disponível em: https://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/03/18/
cartilha2sbd-cuidados-da-pessoa-idosasite.pdf.
Comentários