Naturalândia, Slow Beauty
Você sabe qual o tipo de óleo ideal para a sua pele e seus benefícios?

Postado por auablog em 09/02/2019

 

Você sabia que os óleos vegetais representam um dos principais produtos extraídos de plantas, e boa parte destes são bastante utilizados nos cosméticos? Sua extração é feita por prensagem a frio das sementes e polpas de frutos o que preserva seus ativos e propriedades.

Nosso post de hoje vai te contar um pouco dos óleos essenciais e seus benefícios. Fica ligada nas nossas dicas e encontre o óleo mais indicado para a sua pele.

 

Existe um tipo de óleo específico para cada pele?

Existe uma gama enorme de óleos vegetais, cada um com suas características químicas e propriedades particulares. Praticamente todos possuem algumas características em comum, como hidratação e emoliência, porém é preciso escolher óleos que sejam adequados ao seu tipo de pele, pois existem alguns óleos que possuem comedogenicidade, que é a capacidade de causar obstrução dos poros da pele e assim, aumentar as chances de cravos e espinhas. Desta forma, para peles oleosas ou com tendência a acne opte por óleos com baixa comedogenicidade como o óleo de amêndoas e o óleo de cacay. Já as peles secas e as sem tendência a acne podem optar pelo uso tanto de óleos com baixa comedogenicidade quanto aos óleos com um índice mediano.

 

Óleos vegetais + Óleos essenciais =  Qual o resultado dessa mistura?

A combinação de óleos vegetais com óleos essenciais também torna-se uma boa pedida nos cuidados com a pele. Os óleos essenciais além de contribuírem com um aroma agradável, que também traz benefícios através da aromaterapia, são óleos que possuem diferentes propriedades como por exemplo: bactericida, fungicida e cicatrizante. A junção destes dois óleos podem levar a um produto com benefícios ainda melhores para os cuidados com a pele.

 

Em caso de peles alérgicas, qual a melhor óleo a ser indicado?

A maioria dos óleos vegetais não possuem ativos alergênicos, pois são compostos, basicamente, por ácidos graxos e vitaminas no geral. Desta forma, mesmo em peles mais sensíveis o uso de óleos vegetais puros, sem aditivos químicos ou conservantes possuem o mínimo de chance de prejudicar a pele ou causar alergias. Porém sempre deve-se observar se o óleo escolhido possui algum agente alergênico e assim como em todo produto cosmético em caso de alguma reação ao mesmo deve-se descontinuar o uso.

 

Quais os benefícios dos óleos para pele no geral?

Os óleos vegetais auxiliam na melhoria e manutenção da barreira cutânea, cuja função é proteger a pele da evaporação excessiva, evitando o ressecamento, mantendo a lubrificação e protegendo contra agentes externos e bacteriológicos. Como expomos nossa pele diariamente a diversos fatores que reduzem e prejudicam a barreira cutânea, o uso de óleos vegetais, por possuírem uma composição similar aos lipídios nativos do estrato córneo, ajudam a restaurar esta barreira natural repondo os ácidos graxos existentes de forma natural e ainda contribui para manter a pele hidratada. O uso de óleos vegetais também auxilia na redução de linhas leves de expressão, além de manter a uniformidade da pele e seu aspecto natural preservado.

 

Fique atento!

Na hora de escolher os seus produtos, não esqueça de ler atentamente o rótulo do mesmo. Pesquise, se informe e busque sempre combinações que são favoráveis para a sua pele. Conte com a Auá para ser sempre um consumidor consciente e bem informado.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Food Ingredients. Dossiê Óleos. Food Ingredients Brasil, São Paulo, v. 1, n. 31, p.38-44, dez. 2014.

SAYS, Andrea. A List of Non-Comedogenic Facial Oils. Disponível em: <https://thebestorganicskincare.com/a-list-of-non-comedogenic-facial-oils>. Acesso em: 29 jan. 2019.

LIN, Tzu-kai; ZHONG, Lily; SANTIAGO, Juan. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. International Journal Of Molecular Sciences, [s.l.], v. 19, n. 1, p.19-70, 27 dez. 2017. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijms19010070.

 

Compartilhe essa ideia: