Naturalândia, Slow Beauty
Tratamento contra oleosidade

Postado por Equipe Auá em 13/08/2018

Entre todos os nossos órgãos, a pele ocupa uma posição única, e está em contato ao mesmo tempo com o meio externo e o meio interno. Devido a essa particularidade, exerce várias funções como: proteção contra microorganismos, substâncias e radiações lesivas; sensibilidade, manutenção da temperatura corporal; prevenção da excessiva perda de água, e produção de vitamina D.

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso da produção de sebo, resultando em sinais clínicos como oleosidade, brilho excessivo, presença de poros abertos, comedões e lesões acneicas inflamatórias. O excesso de oleosidade pode ocasionar desde desconfortos psicológicos até problemas dermatológicos como a acne, situações que apresentam alto impacto na qualidade de vida.

Ou seja, peles que apresentam alta secreção de sebo, caracterizadas como pele oleosa, requerem os produtos utilizados apresentem menos conteúdo lipídico, com ingredientes não comedegênicos, uma vez que a aplicação de um veículo não adequado poderia favorecer o desenvolvimento da acne, efeito indesejável para o produto cosmético.

 

Mas e agora, como devo tratar a minha pele?

 

Os extratos vegetais e óleos vegetais vêm sendo amplamente utilizados em produtos cosméticos devido à rica composição desses, os quais podem apresentar atividades hidratantes, antioxidantes, antiinflamatórias, suavizantes, emolientes, entre outras. O interesse de uso de extratos vegetais na área cosmética vem sendo cada vez maior, sendo a caracterização e o estudo de suas aplicações, fundamental para o seu uso correto e seguro em formulações cosméticas.

A pele oleosa requer limpeza adequada e também não está isenta de hidratação, utilizar produtos contendo ingredientes de origem vegetal que possam além de limpar cuidar também da pele oleosa de uma forma delicada e eficaz é algo essencial.

A linha AUA conta com sabonetes líquidos produzidos com base totalmente vegetal que limpa e cuida da pele ao mesmo tempo pela presença de extratos vegetais em sua composição e óleos essenciais.

Também possui o tônico AUÁ feito com extratos vegetais com ação adstringente que ajuda a cuidar ainda mais da pele oleosa.

As argilas da linha AUÁ contendo minerais específicos para o cuidado com a pele, auxiliam no equilíbrio da produção de sebo da pele oleosa, mantendo a mesma com a oleosidade ideal sem excessos.

 

Quando devo me preocupar mais com isso?

 

A quantidade de sebo produzida pela pele varia de acordo com a idade, sendo os níveis menores na infância, apresentando um aumento na adolescência e em jovens adultos (entre 20 e 30 anos) e depois diminui com a idade.

Além da idade, outros fatores como a genética do indivíduo, dieta, níveis de estresse e níveis hormonais influenciam na quantidade de sebo secretada na pele . Os fatores extrínsecos como condições climáticas e região que o indivíduo se encontra também podem ser fatores determinantes da secreção sebácea.  

 

Referências

 

MERCURIO, Daiane Garcia. Desenvolvimento e avaliação de eficácia de formulações fotoprotetoras para a pele oleosa contendo extrato de Anacardium occidentale. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Farmácia, Universidade de SÃo Paulo, Ribeirão Preto, 2012.

 

COSTA, Claudia Rejane Lima de Macedo. PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO FOTOACÚSTICA DO NÍVEL DE OLEOSIDADE DA PELE. 2006. 57 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Farmácia, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2006.

Compartilhe essa ideia: