Slow Living: é preciso desacelerar
Sem categoria
editSlow living é uma filosofia de vida que nos estimula a curtir o momento
O atual ritmo da sociedade exige que a gente seja multifunções, absorva todas as informações e que viva e trabalhe em altíssima velocidade. No final do dia, a impressão que dá é que as horas não são suficientes para dar conta de todas as demandas e somos tomados por uma invencível ansiedade. Você já se sentiu assim?
Viver nesse ciclo é exaustivo para o corpo e para a mente, afeta o nosso sono, relações interpessoais, gera estresse e outros pilares. A mudança vem por meio de uma atitude, a desaceleração.
Através da necessidade de despertar a consciência para a forma como usamos o nosso tempo, surgiu o Slow Living – uma filosofia que sugere uma vida motivada por valores reais e simples. Mesmo que o nome sugira algo lento ou preguiçoso, a ideia não é essa: é contrariar o conceito de que o aceitável é viver na correria.
Viver o “devagar” é desativar o modo piloto automático e priorizar a qualidade à quantidade. É prestar atenção em você, na vida à sua volta e em como estão as suas relações interpessoais, com a natureza e consigo mesmo. Em resumo, é viver em equilíbrio e aceitar que o normal é uma rotina sem excessos, somente com o substancial.
Não é simples, a gente reconhece, é uma tarefa que exige autoconhecimento e controle, mas aos poucos, no seu tempo, você consegue. E pode acreditar, vale a pena!
E como aderir ao Slow Living?
- Esteja mais presente na vida das pessoas que você ama. Analise como foram os últimos encontros com seus amigos e familiares com o intuito de humanizar a convivência.
- De que adianta realizar diversas tarefas ao mesmo tempo se, de fato, elas não estão sendo feitas com a dedicação necessária? Ao invés de fazer tudo de forma simultânea, faça uma coisa por vez.
- Deixe o celular de lado por alguns momentos, principalmente enquanto estiver fazendo suas refeições ou conversando com alguém. Repense a necessidade de precisar registrar tudo o que vive em uma rede social.
- No trabalho e nos estudos, permita-se dar uma pausa: assim como o corpo, a mente também precisa relaxar. Aproveite esse intervalo para tomar um chá, fazer um lanche, contemplar a vista ou se aproximar de quem ama.
Se identificou? O que você precisa mudaria na sua rotina para ter mais qualidade de vida?
Leia também:
Onde guardar seus cosméticos?
Referências:
REVIEW SLOW LIVING. Slow Living: o que é essa proposta? Disponível em: <http://reviewslowliving.com.br/slow-living/>. Acesso em: 30 ago. 2020.
Comentários
Os comentários para este post estão fechados