Slow Beauty
Quer uma pele bonita? Tenha uma alimentação saudável!

Postado por Equipe Auá em 03/10/2018

Ter uma pele bonita vai além do uso do seu cosmético, você precisa ter uma alimentação saudável.  A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela separação entre o meio externo e o meio interno, sendo fundamental na proteção.

Vários estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes e outros compostos presentes em alimentos na realização de algumas destas funções, assim como na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele. As vitaminas A, E, C, D e os carotenóides, os oligoelementos como selênio, zinco e cobre, o mineral magnésio, os ácidos graxos poliinsaturados n-6 e n-3, e os polifenois são as opções mais estudadas.

Estes compostos possuem características que lhes permitem contribuir de forma positiva na proteção contra a radiação UV, cicatrização, síntese de melanina, regulação do crescimento e diferenciação celulares, resposta anti-inflamatória, manutenção da impermeabilidade e no antienvelhecimento. Todos fatores relacionados aos benefícios de uma alimentação contendo estas substâncias.

Quais principais alimentos com influência direta na minha pele?

Diversos alimentos auxiliam diretamente no cuidado e melhoria da pele, dentre eles podemos citar:

 

  • O brócolis que possui várias vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, incluindo zinco, vitamina A e vitamina C. Ele protege a pele de danos oxidativos, que podem fazer a pele ficar seca e enrugada.

 

  • Os abacates que são ricos em gorduras saudáveis. Estas gorduras beneficiam muitas funções em seu corpo, incluindo a saúde de sua pele. Obter o suficiente dessas gorduras é importante para manter a pele flexível e hidratada.

 

  • Os tomates são uma grande fonte de vitamina C e contêm todos os principais carotenóides, incluindo licopeno, eles podem ajudar a melhorar a saúde da pele também. Betacaroteno, luteína e licopeno protegem a pele contra danos causados pelo sol e também podem ajudar a prevenir o enrugamento.

 

  • Outro alimento importante para a pele é o Cacau. Estudos indicam que o consumo do cacau tornou a pele mais espessa e hidratada. A pele também se tornou menos áspera e escamosa, menos sensível a queimaduras solares e com melhor fluxo sanguíneo, o que traz mais nutrientes para a pele.

 

 

Quais principais alimentos que podem ajudar minha pele a ficar mais bonita?

  • Cenoura e Espinafre são ricos em vitamina A, que é fundamental, entre outros aspectos, para a proliferação e diferenciação celular e um dos locais em que esse papel é mais visível é na pele.

 

  • Alimentos como abóbora, mamão, cenoura e outros com a cor laranja são ricos em carotenoides. Estes compostos além de possuírem ação antioxidante, sequestrando e bloqueando espécies reativas de oxigénio e radicais livres, o que impede a lesão das membranas celulares, têm também a capacidade de alterar características absortivas da pele e têm um efeito imunomodulador.

 

  • Tal como acontece com os carotenóides, a vitamina E é secretada pelas glândulas sebáceas e encontrada em amêndoas e sementes de girassol. A presença de vitamina E no sebo vai proteger os lipídeos cutâneos da ação dos radicais livres.

 

  • A vitamina C encontrada em muitos frutos cítricos, vegetais verdes, tomate e batata é um redutor biológico reversível, essencial como cofator em reações químicas em nosso corpo e assim é imprescindível para a formação de fibras de colágeno em praticamente todos os tecidos do corpo humano, incluindo a pele.

 

  • O selênio encontrado na castanha do Pará, na pele, partilha o papel principal na defesa celular contra o stress oxidativo. Protege a pele da formação de lesões oxidativas, ao eliminarem diretamente espécies reativas de oxigénio e radicais livres.

 

  • A importância do zinco encontrado nas nozes por exemplo, para a pele, torna-se mais evidente em situações de carência. Uma das consequências da deficiência moderada de zinco é o desenvolvimento de pele áspera e atraso na cicatrização.

Lembre – se que nosso corpo está todo interligado. Primeiramente devemos prevenir as doenças e cuidar da nossa saúde! Depois, podemos escolher os cosméticos naturais. Nosso cuidado de maneira segura  começa de dentro pra fora. 

Pense nisso!

Referências

DIAS, Ana Margarida Pereira da Silva de Portugal. Nutrição e a Pele. 2008. 49 f. Monografia (Especialização) – Curso de Nutrição, Universidade do Porto, Porto, 2008.

NAGAT, Chisato et al. Association of dietary fat, vegetables and antioxidant micronutrients with skin ageing in Japanese women. British Journal Of Nutrition, Japão, v. 10, n. 103, p.1493-1498, 28 May 2010.

PIMENTEL, Juliano. Saúde Da Pele: Conheça Os 9 Melhores Alimentos. 2018. Disponível em: <https://drjulianopimentel.com.br/artigos/saude-da-pele-melhores-alimentos/>. Acesso em: 10 set. 2018.

Compartilhe essa ideia: