Naturalândia, Slow Beauty
Qual é o melhor momento para começar a cuidar da sua pele?

Postado por Equipe Auá em 24/07/2018

O envelhecimento é um processo natural onde a pele é um marcador da idade cronológica. Por ser um órgão exposto, a pele está sujeita aos danos ambientais, especialmente os causados pelas radiações ultravioletas.

De acordo com o passar do tempo nossa pele requer cuidados diferenciados e dessa forma, devemos tomar os devidos cuidados para mantê-la sempre saudável independente do passar do tempo.

Entenda o cuidado importante de cada fase da vida :

Bebês e crianças

Os bebês e crianças possuem uma pele bem diferente dos adultos com uma textura mais fina, delicada e sensível. Eles são mais sensíveis às agressões externas como a exposição solar, poluição, mudanças climáticas, entre outros. Assim, os cuidados com a pele do bebê precisam ser ainda maiores, especialmente em relação ao uso de dermocosméticos como cremes, perfumes e maquiagens, que devem ser específicos para a pele infantil.
Por possuírem uma pele com menos melanina deve-se também ter uma atenção em relação aos cuidados com o sol, utilizando roupas, chapéus e guarda-sol.

Adolescentes

Na adolescência acontece uma grande mudança no corpo, ocorre uma explosão de hormônios por todo o corpo e por isso a pele fica com um aspecto bem pior que em outras fases da vida. Começam a aparecer os cravos, espinhas, excesso de oleosidade na pele e muitas outras coisas que incomodam muito. Nesta fase procurar um dermatologista é algo essencial para que, caso possua um pele com acne, o melhor tratamento seja indicado.
Em relação aos cuidados básicos com a pele, a primeira coisa que deve-se fazer quando acordar é lavar o rosto usando um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Usar o protetor é indispensável e caso tenha uma pele oleosa optar por um protetor solar livre de óleo.

Adultos

Na fase adulta , é quando a pele começa a mudar com o surgimento de rugas, linhas finas sutís, manchas na pele e a perca do brilho. Manter uma rotina de cuidados com os produtos indicados para seu tipo de pele é essencial para manter a pele adulta bonita e saudável. O uso de filtro solar diariamente, hidratar a pele com frequência, uso de produtos com antioxidantes como vitamina A, C e E, além de ativos que antirrugas são ótimos para manter a pele adulta sempre saudável.

Pele Madura

Quando chega a terceira idade funções da pele começam a diminuir, o indivíduo fica mais frágil, sensível e sujeita as agressões externas. Nesta fase é necessário hidratá-la 2 vezes ao dia, com produtos de preferência ricos em ativos como manteigas e óleos vegetais.

Evitar banhos muito quentes, que podem contribuir ainda mais para o ressecamento da pele e utilizar sabonete de preferência neutro, para evitar alergias e coceiras.

Nessa fase a pele é mais propensa a lesões e feridas, então é preciso tomar cuidado ainda mais com a radiação solar! Elas podem levar a queimaduras, causar ressecamento, coceiras, rupturas na, além de serem fatores causadores de cânceres. A exposição do idoso ao sol é importante, mas deve ser feita das 8h às 10h e após às 16h apenas.

 

Escolha produtos naturais para cuidar de você em todas as fases da sua vida <3

A linha AUÁ traz produtos com estas características levando benefícios a pele a partir dos ativos vegetais que compõem os cosméticos da linha. Sabonetes líquidos com base 100% vegetal, tônicos compostos por extratos vegetais, manteigas corporais com ativos vindos das florestas e diversos outros produtos que cuidam da pele da melhor forma possível e com benefícios reais.

Conclusão, independente da idade e do tipo de pele é necessário cuidado com o maior órgão do corpo humano, sendo este um órgão de proteção. Assim devemos seguir com cuidados diários, tentando manter a pele hidratada e também utilizando alimentos e ativos para pele ricos em vitaminas e antioxidantes

 

 

 

 

Referências

ORIÁ, Reinaldo B.. Estudo das alterações relacionadas com a idade na pele humana, utilizando métodos de histo-morfometria e autofluorescência. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 74, n. 4, p.425-434, ago. 2002.
PEDIATRIA, Sociedade Brasileira de. Consenso de cuidado com a pele do Recém-nascido. Disponível em: <http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/flipping-book/consenso-cuidados-pele/cuidados-com-a-pele/assets/downloads/publication. pdf>. Acesso em: 01 jul. 2018.

 

Compartilhe essa ideia: