Naturalândia, Slow Beauty
Quais as formas naturebas de clarear a pele?

Postado por auablog em 09/02/2019

Quem nunca se olhou no espelho e se deparou com aquela manchinha indesejável no rosto? Em nosso post de hoje vamos falar um pouco sobre as manchas na pele e contar também quais são as formas naturais de tratá-las.

 

Porque surgem as manchas na pele?

Nossa pele é o maior órgão do corpo humano e além de todas as funções que este órgão possui, uma delas é a função de proteção. Assim, nossa pele está sempre exposta a inúmeros fatores e alguns destes podem levar a desencadear manchas na pele. A cor de nossa pele está relacionada ao pigmento melanina, esta é distribuída entre outras células dando um tom uniforme à pele e quando alguns fatores alteram esta uniformidade aparecem as manchas.

 

O que representam as cores das manchas na pele?

As manchas podem ser de diferentes cores e origens. As manchas brancas podem ser causadas por queimaduras, lesões ou por fatores congênitos como o vitiligo; As manchas vermelhas que podem ser resultados de acnes, inflamações ou até marcas de nascença; E as manchas escuras que são caracterizadas pelo excesso de melanina na região; elas não costumam ser prejudiciais à saúde, mas afetam esteticamente. Elas podem surgir através do avanço da idade nas áreas mais expostas ao sol, através de variações hormonais, como no caso do melasma, que surge durante a gravidez ou até mesmo como as sardas que surgem em pessoas de pele mais clara e pode ter também um componente genético.

 

Como são feitos os tratamentos?

Alguns princípios ativos despigmentantes são destinados à clarear a pele e manchas pigmentadas. O resultado da utilização desses princípios ocorrem de diferentes mecanismos de ação, que estão ligados à interferência na produção de melanina, alterando-a quimicamente. O tratamento tópico com uma combinação de hidroquinona, tretinoína e um esteróide parece ser o tratamento inicial mais eficaz. A terapia com laser fracionado é o único tratamento a laser para melasma e pode ser utilizado como uma terceira linha de tratamento, além dos peelings com ácido tricloroacético.

 

Quais as formas naturais de clareamento?

Para fugir dessas alternativas químicas é possível utilizar alternativas naturais como a argila branca que em estudos de eficácia, verificou-se uma redução significativa de manchas da pele como melasma ou melanose. Alguns óleos vegetais também são conhecidos por suas atividades redutoras de manchas na pele e assim são ótimas opções nos tratamentos para este fim.

 

Óleos clareadores naturais são uma boa opção?

Sim. Estudam indicam que o uso de alguns óleos vegetais, como o óleo de vetiver, por exemplo, juntamente com óleos carreadores, como o óleo vegetal de jojoba, cacay e outros, foram efetivos no clareamento e redução das manchas escuras como o melasma.

 

Quais os seus benefícios?

Escolher métodos naturais para tratar as manchas na pele é optar cuidados mais saudáveis. É atribuir a ela vitaminas e ácidos graxos que tratam as manchas e cuidam da sua pele trazendo mais hidratação e vitalidade. Além dos benefícios para sua pele, você ainda contribui para o meio ambiente, reduzindo assim, a utilização de ativos sintéticos.

 

Não esqueça de ler o rótulo dos seus produtos e busque sempre o número máximo de informações possíveis antes de realizar a compra, estamos aqui para te apoiar no consumo consciente.

Vamos juntos causar um bom impacto no mundo?

 

 

Referências:

PENG, Hsin-yi et al. Effect of Vetiveria zizanioides Essential Oil on Melanogenesis in Melanoma Cells: Downregulation of Tyrosinase Expression and Suppression of Oxidative Stress. The Scientific World Journal, [s.l.], v. 2014, p.1-9, 2014. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2014/213013.

 

YANG, C.-h. et al. Inhibition of melanogenesis byβ-caryophyllene from lime mint essential oil in mouse B16 melanoma cells. International Journal Of Cosmetic Science, [s.l.], v. 37, n. 5, p.550-554, 27 abr. 2015. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/ics.12224.

 

TEIXEIRA, Raquel da Silva et al. Mushroom tyrosinase inhibitory activity and major fatty acid constituents of Amazonian native flora oils. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s.l.], v. 48, n. 3, p.399-404, set. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502012000300006.

 

MASCENA, Thereza Cristyna Feitosa. MELASMAS E SUAS PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAMENTO. 2016. 45 f. Monografia (Especialização) – Curso de Biomedicina Estética, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa Centro de Capacitação Educacional, Recife, 2016.
TOYOKI, Bruna Kaori; OLIVEIRA, Ana Caroline Teixeira de. ARGILOTERAPIA: LEVANTAMENTO DOS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA. Disponível em: <http://belezain.com.br/adm/uploads/argilok144.pdf>. Acesso em: 03 Fev. 2019.

Compartilhe essa ideia: