Naturalândia
Porque devo começar a usar cosméticos naturais?

Postado por Equipe Auá em 16/08/2018

A cada dia nos tornamos mais interessados em conhecer os produtos que utilizamos em nossa pele, nosso cabelo, em nosso corpo em geral. Hoje sabemos que os cosméticos convencionais muitas vezes possuem em sua formulação substâncias de origem sintética que podem causar alergias e também ainda não é possível estimar o real efeito acumulativo em nosso corpo através destes ingredientes sintéticos com o uso prolongado. Diversos estudos indicam possíveis efeitos indesejáveis no corpo com a utilização contínua destes ingredientes sintéticos, mas que ainda continuam sob investigação científica.

Optar por produtos cosméticos que sejam compostos exclusivamente por ingredientes de origem 100% natural é uma ótima opção, tanto para os cuidados com o corpo que receberá ativos de origem totalmente natural e que são menos propensos a alergias e possíveis efeitos indesejáveis, além de saber que estes ingredientes não agridem o meio ambiente.

Ao utilizar cosméticos naturais, que além de possuírem uma composição feita a partir de plantas e minerais trarão ótimos benefícios para sua pele; estes produtos também levam você a estar dividindo o desejo de estar envolvido nas causas ambientais, apoiando a agricultura orgânica e a utilização de recipientes recicláveis e também valorizando a escolha e uso de matérias primas que provem de comunidades locais voltadas para o comércio justo. Assim, além de utilizar um produto de qualidade, você apoia o desenvolvimento sustentável e acaba por não adquirir produtos que possam ter sido desenvolvidos por meios questionáveis.

 

Fique atento!

 

Hoje notamos um mercado havido por vendas e um consumo cada vez maior de itens, levando a grandes empresas a sempre inovar e também estarem antenadas com o mercado atual a fim de permanecerem sempre no topo das vendas. A questão é que muitas empresas “aproveitam-se” do momento no qual estão os desejos do consumidor para criar produtos que chamem a sua atenção dentro dos conceitos destes clientes. Um exemplo está nas empresas que descrevem no rótulo de um produto o termo: “Contém ingredientes naturais”, quando na verdade aquele produto no seu todo possui apenas 1 ou 5% de algum ingrediente natural. De modo geral a empresa não está mentindo, mas para quem lê a mensagem “natural” acaba acreditando que todo o produto é natural, quando na verdade não é e também trará poucos benefícios nesse sentido se comparado a um outro 100% sintético. Prestar atenção no rótulo é algo essencial para se reconhecer se aquele produto é realmente natural e assim não levar para casa algo que não trará os benefícios nem tão pouco está dentro do conceito desejado. Para que um produto seja natural ele deve seguir alguns requisitos que são descritos por órgão certificadores e assim, ao ver o selo destes órgãos no seu produto é possível ter a certeza de estar levando um produto realmente natural para casa.

 

Quais são os reais benefícios?

 

Ao utilizarmos cosméticos naturais, estamos optando trazer para nossa pele vitaminas, minerais e princípios ativos que não são encontrados normalmente nos cosméticos convencionais. Com o passar do tempo iremos observar que os benefícios advindos do uso de produtos naturais são muitas vezes superiores aos sintéticos, onde por exemplo é possível utilizar um hidratante cuja formulação é livre de óleo mineral que é derivado do petróleo e encontrar neste produto óleos vegetais ricos em ômega 3, 6 e 9 que trarão ótimos benefícios ao manto lipídico da pele. Além daqueles produtos que possuem extratos vegetais que são compostos por ativos antioxidantes por exemplo que retardam o envelhecimento da pele a partir dos ativos existentes na planta utilizada.

Os cosméticos naturais passam por processos de produção em sua grande maioria a frio e são feitos com todo o cuidado possível a fim de evitar a perda das propriedades vindas dos ingredientes naturais utilizados, garantindo a integridade natural de seus componentes. Diferentemente dos cosméticos tradicionais, ao adquirirmos cosméticos naturais temos a certeza de estarmos colocando sobre nossa pele um produto que não irá apenas maquiar temporariamente nossos problemas com substâncias sintéticas, mas que irá tratar de forma efetiva principalmente se levarmos em consideração o uso contínuo e o fato de se estar utilizando ingredientes que realmente possuem princípios ativos que irão cuidar de nossa pele.

 

Como posso saber se são realmente naturais?

 

Nós muitas vezes não temos o hábito de ler os rótulos dos produtos que compramos, mas esta é uma ação muito importante pois no rótulo é possível saber quais são os ingredientes que compõem aquele produto, se o produto possui registro na vigilância sanitária e se possui selos como o orgânico, o vegano e outros.

Para um produto ser considerado um cosmético natural é necessário que o rótulo informe que 95% dos ingredientes que compõem aquele produto sejam de origem natural, além disso ao observarmos os ingredientes no rótulo é possível verificar de que ele é composto e assim optar por produtos que sejam compostos apenas por ativos de origem vegetal. Os ingredientes vegetais em sua grande maioria são identificados pelo nome cientifico da planta e estes são descritos no rótulo do produto, como exemplo podemos citar o óleo de girassol, muito utilizado em cosméticos que é descrito no rótulo dos produtos como Helianthus Annuus Seed Oil.

 

A AUÁ possui um conceito voltado totalmente para o natural, sustentável e apoia o comércio justo. Todos os produtos desenvolvidos na linha AUA foram cuidadosamente formulados seguindo os padrões para cosméticos totalmente naturais, veganos e orgânicos, onde cada ingrediente utilizado foi cuidadosamente escolhido por nossos formuladores especializados em cosméticos naturais, sendo estes desenvolvidos dentro das diretrizes das grandes certificadoras presentes no país. Além de todo um cuidado com a cadeia produtiva, apoiando comunidades que produzem e colhem os insumos vegetais de maneira totalmente sustentável. Assim ao adquirir um produto da linha AUA você terá a certeza de estar utilizando produtos com um conceito totalmente voltado para o sustentável, ecologicamente correto e o mais importante: feito com ingredientes naturais, orgânicos e selecionados especialmente para você.

 

Compartilhe essa ideia: