Acorda, Toxicologia
Por que o que eu uso na minha pele interfere em minha saúde?

Postado por Auá Natural em 01/12/2017

 

 

A pele é um órgão de fronteira com o meio exterior e possui diversas funções. como a importante tarefa de nos proteger das invasões de agentes causadores de doenças.

Nossa pele  possui a capacidade de absorver diversas substâncias, e não distingue se essas substâncias são benéficas ou não. Algumas conseguem penetrar as camadas mais superficiais e, outras, as mais profundas do órgão podendo chegar na corrente sanguínea. Nem tudo que passamos na pele é absorvido por conta das barreiras naturais (como principalmente o estrato córneo, por exemplo) mas é importante que você fique atento as substâncias dos seus produtos!

As formulações cosméticas são regulamentadas e devem ser seguras, porém, existem muitos ingredientes químicos que não têm a segurança atestada! Além disso, a junção de substâncias químicas  diferentes, muitas vezes geram um componente tóxico!

 

 

Como o cosmético interfere na minha saúde?

 

 

Irritação na pele

Determinadas formulações cosméticas podem, eventualmente, gerar irritações simplesmente por aplicações repetidas, conhecida como “irritação cumulativa ou sensibilização em longo prazo”. Os esfoliantes físicos, por exemplo, que contêm grânulos ou esferas para remover as impurezas da pele, podem causar irritação mecânica pela fricção constante. Alguns sabonetes em barra também podem irritar a pele devido à ação dos tensoativos. Em geral, essas alterações cutâneas desaparecem rapidamente após a interrupção do uso do produto.

 

Alergias geradas por cosméticos:

Diversos cosméticos contêm substâncias com potencial alérgico, como as fragrâncias. Os conservantes adicionados aos cosméticos, com a finalidade de prevenir a contaminação por micro-organismos, também são agentes que podem induzir reações alérgicas. De todos os preservativos, os ésteres de parabeno são o grupo de maior risco. No entanto, o formaldeído ou libertador de formaldeído, largamente usado, também está fortemente relacionado às reações alérgicas.

 

Formulações  potencialmente carcinógenos

Algumas substâncias estão ligadas à carcinogênese (processo no qual as células normais se transformam em células cancerígenas).  Por exemplo, os estrógenos e outras substâncias químicas com propriedades estrogênicas (xenoestrógenos), que estão associados ao câncer de mama. Entre os componentes dos cosméticos, os principais xenoestrógenos são sais de alumínio (presentes em antiperspirantes), triclosan ( presente em desodorantes, sabonetes íntimos e deocolônias ), fragrâncias sintéticas e parabenos . Existem algumas pesquisas que indicam que eles podem apresentar atividade desreguladora (disruptora) hormonal, atuam em receptores de estrógenos e estimulam o crescimento de células de câncer de mama.

 

Obstrução dos poros:

Outro fator importante relacionado à ligação do que usamos na pele e nossa saúde é a comedogenicidade, que mede a capacidade que um ingrediente tem de obstruir os poros, favorecendo o surgimento de cravos na pele, principalmente do rosto.

Perigo na gravidez!

Você sabia que a uréia, substância muito comum em hidratantes e bastante utilizada nos cosméticos, tem seu uso proibido para mulheres grávidas? Isto porque foi verificado que o ingrediente tem capacidade de penetrar profundamente na pele e até mesmo atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação! A ANVISA determina que quando a sua dosagem no hidratante for superior a 3%, seja descrito no rótulo a frase: “Não utilizar durante a gravidez”. As composições com mais de 10% de ureia também foram proibidas para todos os produtos.

Proteja-se diariamente desses ingredientes! Você tem lido os rótulos dos produtos que usa na pele? Fique Atento!

 

 

Por : Elaine Andrade.

farmacêutica e Bacharel em Química – UFRN

Referências:

SOUSA, João José de. ABSORÇÃO CUTÂNEA. 2017. Disponível em: <http://lifestyle.sapo.pt/moda-e-beleza/corpo-e-estetica/artigos/absorcao-cutanea? artigo-completo=sim>. Acesso em: 05 nov. 2017.

ORGÂNICA, Cosmetologia. Absorção de cosméticos pela pele. 2016. Disponível em: <http://www.cosmetologiaorganica.com.br/absorcao-de-cosmeticos-pela-pele/>. Acesso em: 05 nov. 2017.

REDAÇÃO. 7 substâncias que causam alergias nos cosméticos. 2014. Disponível em: <http://cabeleireiros.com/estetica/a-tecla-sap-dos-cosmeticos>. Acesso em: 05 nov. 2017.

ISIC, Instituto Schulman de Investigação Científica -. COSMÉTICOS PARA GESTANTES: DIFERENCIAIS. Disponível em: <http://isic.net.br/artigo-49>. Acesso em: 15 set. 2017.

 

 

Compartilhe essa ideia: