Naturalândia
Por que esfoliar a pele?Aprenda a fazer de maneira certa e caseira!

Postado por Auá Natural em 16/03/2018

O que é esfoliação?

 

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e além da proteção, outras funções são atribuídas a este órgão, como, controle da temperatura, sensorial e estética. Ela possui uma excelente capacidade de se renovar a partir das camadas mais profundas. Diariamente, estamos expostos à poluição, sol e vento, que acabam prejudicando a pele, e, por isso, ela merece um cuidado especial. Na sua superfície existem camadas de células mortas que ficam acumuladas e sujeiras ambientais que também depositam-se nos poros; ambas podem levar a uma aparência áspera, fosca, seca e cansada, com destaque às rugosidades, e também desagradável ao toque, criando uma camada que impede a ação eficiente dos cosméticos.

 

A esfoliação é também conhecida em francês como gommage, raspagem da pele ou peeling, do verbo em inglês to peel (esfoliar). Consiste em retirar impurezas e células queratinizadas (células mortas) da superfície da pele, afinando e uniformizando-a para facilitar a aplicação e a absorção de cosméticos complementares, obtendo-se uma aparência mais saudável, que auxilia também nos cuidados com os problemas relativos a pigmentação (manchas na pele), queratose actínica (escamas secas, aderentes, duras ou ásperas adquiridas muitas vezes por exposição solar e também rugas finas.

Quais são os benefícios de esfoliar a pele?

 

Os benefícios da esfoliação estão na sua ação de limpeza profunda que ajuda a desintoxicar a pele e a deixar mais lisa, suave e luminosa, ajudando a trazer de volta seu aspecto natural. A esfoliação corporal também ajuda na melhoria da sua textura, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada. A esfoliação ajuda ainda na melhora da circulação sanguínea; remoção das células mortas expelidas pelo organismo; desobstrução dos poros, limpando-os profundamente; atenua e combate rugas e linhas de expressão; combate o aparecimento de acnes e cravos; estimula a produção de células novas com mais colágeno; evita oleosidade excessiva e suaviza áreas mais ásperas do corpo, como cotovelos, joelhos e pés.

 

Esfoliação para cada tipo de pele:

 

Peles normais a secas

Para pessoas com esse tipo de pele podem dar preferência a produtos em forma de loção ou creme.  Recomenda-se que a esfoliação seja feita até uma vez por semana. As peles ressecadas renovam as células mais lentamente e acumulam grande quantidade de escamas na superfície. As esfoliações conseguem diminuir a espessura da camada córnea, reativando a renovação celular.

 

Peles oleosas ou mistas

Pessoas com peles oleosas e mistas devem dar preferência a produtos em forma de gel ou sérum, pois estes possuem menos óleos em sua composição. A esfoliação neste tipo de pele tem como objetivo remover os tecidos mortos e excesso de oleosidade, ajudando a desobstruir os poros e manter uma pele mais saudável e limpa. Podem ser esfoliadas 1 vez por semana, quando são usados os esfoliantes normais, e até 2 vezes por semana, quando usados esfoliantes mais suaves. O mais importante é que os poros não fiquem obstruídos, reduzindo a existência de cravos.

 

Como fazer a esfoliação da maneira correta?  

Como vimos, a esfoliação é um procedimento importante para a pele do corpo e também do rosto. Ela deve ser feita 1 a 2 vezes por semana para cotovelos, joelhos e pés e 1 a 2 vezes por semana ou a cada 15 dias para o rosto e o corpo (dependendo do tipo de pele). Limpe a pele com o sabonete de sua preferência. Em seguida, passe o esfoliante na pele úmida e faça movimentos circulares e suaves. Faça um pouco de pressão, mas cuidado para não machucá-la. Enxágue com água morna em abundância. Após a esfoliação utilize um hidratante. Evite fazer a esfoliação após depilação.

 

Esfolie a pele com Ingredientes naturais que você tem em casa

Óleo de coco com açúcar mascavo: Esta receita hidrata a pele e relaxa, devido a sua textura e aroma. Misture meia xícara de óleo de coco com meia xícara de açúcar mascavo. Faça uma massagem por todo o corpo com esta mistura. Retire com água morna.

Café com hidratante corporal: O café também é um aliado para a pele e traz benefícios na hora de esfoliar. Misture um pouco de pó de café com um creme hidratante, aplique sobre todo o corpo, massageando. Retire com água abundante.

Azeite com sal: Misture duas colheres de azeite de oliva e com uma colher de sal. O sal vai fazer o papel esfoliante, limpando a pele, enquanto o azeite irá hidratar com suavidade.

Gostaram dessas dicas? Agora é só incluir a esfoliação na sua rotina de cuidados com a pele e compartilhar as informações com mais pessoas.

 

 

Por : Elaine Andrade. Farmacêutica e Bacharel em Química – UFRN

 

Referências:

CAREGNATTO, Bianca Daniele; GARCIA, Giselle Albino; DUVERNAY, Ana Julia von Borell. Estudo comparativo entre esfoliante químico e enzimático no processo de esfoliação facial. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Bianca Caregnatto, Giselle Albino Garcia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2018.

FEROLLA, Ana Carolina Junqueira. Estudo da pele fotoenvelhecida antes e após esfoliação química com o ácido pirúvico a 80%: análise clínica, histopatológica e imunohistoquímica da proliferação celular. 2003. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Medicina, Universidade de São Paulo-usp, São Paulo, 2003.

DERMACLUB. LIMPEZA E RENOVAÇÃO: DESCUBRA O PODER DA ESFOLIAÇÃO PARA A BELEZA DA PELE. 2016. Disponível em: <https://www.dermaclub.com.br/noticia/limpeza-e-renovacao-descubra-o-poder-da-esfoliacao-para-a-beleza-da-pele_a2133/1>. Acesso em: 28 fev. 2018.

ECYCLE. Esfoliação traz muitos benefícios para a pele, mas precisa ser feita com produtos naturais. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2776–o-que-e-esfoliacao-beneficios-pele-rosto-corpo-tipos-controla-oleosidade-acne-esfoliante-natural-corporal-labial-como-utilizar-onde-encontrar-compra-venda-cuidados-saude-aplicacao-micro-plasticos-poluente-opcao-receita-cosmetico-caseiro.html>. Acesso em: 28 fev. 2018.

Compartilhe essa ideia: