Toxicologia
O cosmético que usa na pele também pode estar poluindo o planeta

Postado por Equipe Auá em 13/09/2018

A nossa relação com os cosméticos é muito íntima. Aplicamos esses produtos diretamente no nosso corpo. As substâncias contidas nesses produtos são absorvidas pela nossa pele, e atingem rapidamente a corrente sanguínea. Se alguma dessas substâncias é nociva, nosso corpo não tem a oportunidade de eliminá-la através da digestão, diferentemente do que ocorre com os alimentos que ingerimos. Por isso, elas podem se acumular no nosso corpo com o tempo, podendo trazer diversas consequências.

 

Mas não é só o nosso corpo que sente as consequências do uso prolongado de produtos químicos. Além de fazerem mal para a saúde, alguns cosméticos são altamente poluentes. Diversas empresas fabricam produtos, que contém minúsculas partículas esféricas de plástico. Quando usamos esses produtos, as microesferas fluem diretamente da pia para os rios e oceanos, pois os sistemas convencionais de tratamento de esgoto não são capazes de reter essas partículas graças ao seu tamanho reduzido.

 

Nos Estados Unidos, diversos estudos já mostraram que as microesferas estão presentes em alta concentração em muitos de seus rios, e que esses plásticos são ingeridos por boa parte dos peixes, já que eles são confundidos como alimentos. Isso mesmo, o mesmo peixe que você come no seu dia a dia, pode ter ingerido pedaços de poluição gerado por cosméticos que são usados diariamente por milhões de pessoas.

 

Infelizmente, as microesferas não são o único componente presente nos cosméticos que poluem a natureza. Várias outras substâncias também não são completamente removidas durante o tratamento de esgoto, e por isso acabam poluindo nossos rios e oceanos. Uma dessas substâncias é o triclosano, presente em produtos como pastas de dente e desodorantes. Na natureza, essa substância é altamente tóxica à fauna e a flora, além de estar ligado a problemas como câncer e disfunção da tireoide.

Isso é só mais uma prova de que tudo a nossa volta está ligado e que o ato de escolher cosméticos saudáveis vai muito além do cuidado com a sua pele. Esse é um ato muito maior do que isso, ele pode ajudar a mudar todo um ecossistema ao seu redor. E aí, está esperando o que para começar uma mudança hoje?

Compartilhe essa ideia: