Greenwashing: o que é e como não cair nele
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editGreenwashing é um truque para incentivar o consumo excessivo
Nos dias de hoje, muitas pessoas buscam alternativas para levar uma vida mais saudável, seja através do consumo de alimentos livres de agrotóxicos, do uso de cosméticos com ativos vegetais, pelo engajamento em campanhas ambientais ou mesmo pelo veganismo.
Diante disso, não dá para negar que a sustentabilidade ambiental se tornou fundamental para a vida humana. Esta visão vem chamando a atenção de corporações que enxergam nisso uma oportunidade de negócio, é por isso que precisamos ficar ligados!
Greenwashing: você está por dentro?
O mercado tem total conhecimento do quão relevante a responsabilidade ecológica é para as relações de consumo. No entanto, apesar de várias empresas conhecerem a importância da sustentabilidade, algumas ainda aderem à prática de vincular a ideia de sustentabilidade ambiental à publicidade de produtos e serviços que não são nada sustentáveis.
Como começar a usar cosméticos naturais?
Greenwashing é uma expressão que define a manobra publicitária de usar a preservação ambiental como forma de apelo ao consumidor. A Lavagem Verde é usada por corporações que promovem discursos, anúncios, ações e propagandas, onde se autointitulam ecologicamente corretos e sustentáveis. Porém, apesar do discurso, não é isso que acontece.
Como não ser enganado?
Nossa dica para não cair no papo da “sustentabilidade enganosa” é conhecer os órgãos certificadores. No Brasil temos a FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico) e Ecocert, que são certificadoras confiáveis. Pode ficar tranquilo: empresas com estas certificações garantem a veracidade das informações!
Outra maneira é se questionar sobre a relevância das informações sustentáveis que as empresas utilizam. Por exemplo, um produto cosmético que se diz natural e preocupado com a preservação da natureza, mas está em uma embalagem plástica comum, o que causa impactos negativos relevantes.
É preciso estar atento para que possamos escolher produtos ou serviços de empresas que realmente sejam sustentáveis, pois só assim estaremos contribuindo de forma assertiva com os cuidados com o nosso planeta!
Compartilhe este artigo em suas redes sociais e faça a diferença: essa atitude pode mudar a vida de pessoas ao seu redor. Vamos juntos?
Conheça seus cosméticos conscientes
Referência: LOVATO, Marcos Luiz. GREENWASHING NO BRASIL: quando a sustentabilidade ambiental se resume a um rótulo. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL E ECOLOGIA POLÍTICA-UFSM, 2012, Santa Maria. Anais do I Congresso Internacional de Direito Ambiental e ecologia política-UFSM. Santa Maria: Ufsm, 2012. p. 162 – 171.
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