Sem categoria
Formas naturais de cuidar do nosso cabelo

Postado por Equipe Auá em 21/08/2018

Um dos principais rituais de beleza que temos está relacionado aos cuidados com os cabelos. Lavamos, hidratamos, alisamos…tudo com o intuito de higiene e beleza e isso acontece desde a antiguidade. O xampu, um dos itens mais utilizados nos cuidados com o cabelo iniciou seu uso por volta do ano de 1890 e as pessoas ainda utilizavam sabonetes para lavar os cabelos. Com o passar do tempo surgiu os produtos comercializados em grande escala e estes passaram a ser produzidos por meio de produtos sintéticos.

O uso destes sintéticos hoje vem sendo questionado e a cada dia mais as pessoas buscam por produtos que cuidem dos cabelos sem agredi-los ou sem trazer possíveis prejuízos à saúde. Sabemos que os sulfatos, como o laurel, presente na maioria dos xampus, fazem uma limpeza agressiva aos fios, removendo até a oleosidade natural e causando o chamado efeito rebote, onde o couro cabeludo acaba por produzir ainda mais oleosidade. Fora os conservantes, como os parabenos presentes nestes produtos, os quais podem levar a alergias e com o uso prolongado alguns estudos indicam até possíveis riscos de câncer.

Todas desejamos um cabelo bonito, forte e saudável, e muitas vezes pensamos que para conseguir isso é necessário submeter-se a qualquer tipo de tratamento, no entanto, a resposta está sempre no natural. A maneira como cuidamos do nosso cabelo diariamente é a chave para manter um cabelo incrível, sem a necessidade de aplicar nenhum tipo de produto ou tratamento profissional.

Nossos hábitos diários influenciam muito na aparência do cabelo, mais até do que qualquer tratamento que possamos aplicar, por isso é importante revisar e corrigir alguns costumes. Comece pela escolha dos seus produtos: sempre escolha um shampoo, condicionador e creme adequado ao seu tipo de cabelo. Estes produtos ajudarão a manter e melhorar sua condição de maneira efetiva. Para isto não é necessário abrir mão do seu estilo de vida, pois é possível tratar os fios de forma natural ou com produtos que contenham mínimas quantidade de produtos químicos sintéticos e que não agridam o meio ambiente.

Existem formas naturais de cuidar do seu cabelo! 

Os produtos naturais são ótimas opções para hidratar, fortalecer, dar brilho e sedosidade aos cabelos, lembrando apenas que ao optar pelo uso de produtos naturais seus cabelos serão tratados de forma mais suave e com menos ingredientes sintéticos e agressivos, além de que algumas combinações de ingredientes podem potencializar o tratamento.

Um exemplo de naturais presentes em nosso dia-a-dia, são as frutas, ótimas aliadas na hora de tratar os cabelos danificados. Tanto as mais oleosas quanto as cítricas, podem ser utilizadas para diversas receitas naturais, como hidratações caseiras, máscaras capilares e até mesmo cuidados diários. O abacate e o morango, por exemplo, são frutas muito indicadas quando o assunto é hidratar e dar força aos fios. Ricos em óleos naturais, carboidratos, vitaminas e flavonoides, essas frutas ajudam a suavizar e proteger a elasticidade natural dos cabelos, evitando o aparecimento de pontas duplas, ajudando no crescimento saudável e até combatendo a caspa. Fazendo os fios crescerem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Outra opção são os óleos naturais, como o de coco, de amêndoa, de jojoba entre outros, muito utilizados para hidratar e nutrir fios muito danificados ou secos. Possuem uma ótima ação hidratante, além de não possuírem aditivos químicos. Garantindo assim, fios nutridos e recuperados, sem o risco de ficarem quebradiços.

Estes óleos são ótimas fontes de vitaminas A, D, K e E, além de serem poderosos antioxidantes naturais, como é o caso do óleo de oliva. As hidratações feitas com eles são perfeitas para selar cutículas, proteger os fios antes de escovar ou alisar com secador e chapinha, reduzir o frizz e o volume, assim como restaurar a maciez, fortalecer e dar brilho aos cabelos. É indicado o uso a partir da região na metade do cabelo, evitando sempre as raízes para não aumentar a oleosidade. Pessoas com cabelos muito oleosos também devem tomar cuidado ao utilizar os óleos naturais, assim como manteigas e pomadas.

Também é possível fazer uso de extratos de plantas como por exemplo o alecrim, que atua reduzindo a queda e também estimula o crescimento capilar e a camomila, pode atuar clareando e hidratando fios loiros e ruivos.  

Que tal uma receitinha natural para hidratar os cabelos?

Hidratação com frutas:

Máscara Abacate + Mamão + Banana – 

Ingredientes:

½ abacate

½ mamão

1 banana

Modo de preparo:

Bata todas as frutas no liquidificador até que estejam que fique uma mistura bem homogênea. Com os fios secos, aplique o creme da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente. 

 

 

 

 

Referências

ABRAHAM, Leonardo Spagnol et al. Tratamentos estéticos e cuidados dos cabelos: uma visão médica (parte 2). Surgical & Cosmetic Dermatology, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p.178-185, nov. 2009.

DERMATOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Higiene capilar. 2018. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/higiene-capilar/>. Acesso em: 19 ago. 2018.

Compartilhe essa ideia: