Acorda
Finalmente, o que é Parabeno?

Postado por Equipe Auá em 05/10/2018

Muito tem se falado sobre o parabeno e o mal que ele pode fazer a nossa saúde. Mas finalmente, o que é Parabeno? Para que serve? Por que devemos evitar o seu uso? Ele pode ser substituído? A gente te conta tudo agora!

  • O que são parabenos?

 

São conservantes utilizados pela indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos desde a década de 1920.  Estão presentes em mais de 87% dos produtos cosméticos, em concentrações variáveis que dificilmente excedem 1%.

  • Porque são utilizados ?

Sua função é proteger e conservar os produtos de bactérias com baixo custo de produção e facil de utilizar .  

Os parabenos são utilizados em formulações, devido ao seu amplo espectro antimicrobiano contra fungos e bactérias, sua compatibilidade com muitas matérias-primas, baixo custo, aceitação regulatória, e por serem relativamente seguros à saúde. Sua utilização requer níveis baixos de uso, que normalmente são entre 0,01 a 0,3%. A utilização destes, em baixas concentrações contra fungos e bactérias, tem demonstrado maior efetividade contra bactérias gram positivas, quando comparado às gram negativas

 

  • Onde esse componente é encontrado em maior quantidade?

Perfumes , shampoos, condicionadores e etc.

  • Porque devemos evitar?

Atualmente o uso diário de cosméticos por homens e mulheres chega a 06 e 12 produtos diferentes e estes contém em suas formulações até 85 e 168 ingredientes diferentes, respectivamente.

Partindo do pressuposto que os cosméticos podem ser usados diariamente e por um longo período, a segurança destes produtos se faz necessária, já que exposição a essa quantidade de cosméticos pode causar reações indesejadas no usuário.

Entre as diversas substâncias capazes de ocasionar reações indesejadas, os conservantes, de forma geral, foram relatados como as substâncias mais sensibilizantes causadoras de alergia e dermatite de contato presente em formulações cosméticas, e entre estes encontramos os parabenos.

Os efeitos tóxicos mais relatados pela utilização de parabenos são reações alérgicas, que podem aparecer tanto no local de aplicação como em locais diferentes do corpo, podendo ser identificada através de eritema, edema e secreção; Além de relatos sobre possível efeito estrogênico e a relação da presença de parabenos no organismo com o aparecimento de câncer de mama.

Outra questão é que, como sabemos,  os parabenos também são encontrados em formulações de cosméticos infantis e neste caso a sua possível função estrogênica pode sim ser danosa aos pequenos. Segundo estudos, os parabenos podem afetar o sistema reprodutivo tanto de meninos, como o aumento do risco de masculinização incompleta, resultando na diminuição da qualidade do esperma; e nas meninas, pode gerar o risco de puberdade precoce, desenvolvimento mamário prematuro podendo levar ao risco de câncer mamário.

Acesse aqui para saber como identificar no seu produto !

Hoje já é possível substituir os parabenos por conservantes naturais como por exemplo os óleos essenciais, que possuem ação antifúngica, antibacteriana e ainda por cima deixam um cheiro muito agradável no produto, além de serem totalmente naturais.

Portanto, vamos aderir a onde dos cosmeticos naturais ? Conte com a AUÀ para cuidar verdadeiramente de você e pesquisar 😉

Referências

HOPPE, Ana Carolina; PAIS, Mariana Castello Novo. Avaliação da toxicidade de parabenos em cosméticos. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, [s.l.], v. 10, n. 3, p.49-70, 30 out. 2017. Revinter. http://dx.doi.org/10.22280/revintervol10ed3.301.

CASSAROTTI, Adriana Luiza de Souza; LUBI, Neiva Cristina. MALEFÍCIOS DECORRENTES AO USO DE PRODUTOS CONTENDO PARABENOS. 2012. 12 f. TCC (Graduação) – Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.

 

Compartilhe essa ideia: