Naturalândia
Entenda por que reduzindo as impressões de papel você ajuda o planeta 🌱

Postado por auablog em 05/07/2019

1 ) Como as nossas pequenas atitudes do dia a dia podem reduzir o impacto negativo do planeta?

Os impactos de nossas atitudes diárias são muito significativos para o planeta. As vezes achamos que por se tratar de uma pequena ação não iremos contribuir com a redução dos impactos que causamos no planeta, porém, cada pequena atitude é essencial para a manutenção e sustentabilidade do meio ambiente como um todo.

Ao optar pelo uso de sacolas retornáveis por exemplo, pode parecer pouco, mas você sabia que as sacolas de plástico chegam a representar quase que metade das embalagens que são jogadas no lixo e que estas podem levar até 400 anos para se decompor?
Outro exemplo está numa atitude diária e comum a todos nós: o banho. Se reduzirmos em nosso banho um tempo entre 5 a 10 minutos com a torneira aberta, considerando uma cidade com 100 mil habitantes é possível ter uma economia de água capaz de abastecer toda a cidade por até 2 meses.
Às vezes não imaginamos que pequenas atitudes como estas façam tanta diferença para o planeta, mas consegue perceber o quão grande pode ser este impacto para o meio ambiente?

2 ) Porque reduzir as impressões de papel?

A impressão de documentos é realizada com frequência e muitas vezes sem pensarmos em sua real necessidade. Além da parte do acúmulo de papel armazenado, poeira, tempo perdido a procura de arquivos e outros inconvenientes que as impressões trazem, ao imprimirmos de forma desordenada estamos contribuindo para um impacto enorme ao meio ambiente, não só aumentando a derrubada de árvores como também com um aumento no desperdício de toneladas de papel.

3 ) Que impacto positivo isso vai gerar no planeta?

O impacto causado pelas impressões de papel sem controle é imenso em todo o mundo. Todos os anos são consumidos cerca de 400 milhões de toneladas de papel no mundo, porém cerca de 20% das impressões feitas são descartadas, um número bem elevado de descarte. No Brasil, em um único mês, somos capazes de produzir cerca de 800 mil toneladas de papel, significando a derrubada de mais de 15.000 árvores. Para se ter uma ideia, para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia.
As reduções nas impressões em papel reduzem não só o consumo em si, como a diminuição no número de árvores derrubadas em todo o mundo para a produção de papel, além da redução de toneladas de lixos que são descartados diariamente em todo o mundo.

4 ) Quais são as alternativas sustentáveis para isso?

Uma ótima opção para evitar as impressões desnecessárias e também para reduzi-las, está no uso dos e-mails e arquivos digitais como documentos. Estes arquivos hoje já são considerados com o mesmo valor jurídico que as assinaturas em papel.
Imprima apenas aquilo extremamente necessário. Escolha o pagamento de contas por aplicativo e armazene os comprovantes sem precisar imprimir. Opte por arquivos digitais sempre que possível.
Vamos juntos causar um bom impacto positivo no mundo?

Naturalize-se <3 Referências: NEWS, Bbc. Como entender (e diminuir) o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019.

ESTADÃO. O papel que nós queremos: redução no consumo gera economia e mais eficiência. 2017. Disponível em:
. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe essa ideia: