Slow Beauty, Toxicologia
Cuidados naturais com os cabelos no verão – Como podemos cuidar sem agredir o meio ambiente?

Postado por auablog em 03/02/2019

 

Qual o impacto dos raios solares no cabelo?

No verão estamos mais expostos a radiação solar e assim não só nossa pele sofre com essa exposição, mas também nossos cabelos.O cabelo humano é constituído de uma haste queratinizada e que apesar de não sofrer alterações metabólicas como a nossa pele em contato com a radiação solar que pode levar até mesmo ao temido câncer de pele, podem ocorrer modificações físicas na fibra capilar. A radiação solar afeta a aparência do cabelo, tornando-o mais fraco, frágil e menos manejável. Ao contrário da pele, o cabelo não emite mensagem de dor para sinalizar as mudanças geradas pela intensa exposição solar, que aparecem após o acúmulo da radiação solar por muitas semanas.

A radiação ultravioleta danifica a fibra capilar e acaba com seu aspecto saudável. Redução da força e do brilho, ressecamento, textura áspera, perda da cor e fragilidade são alguns exemplos de danos provocados pela exposição solar. As proteínas e as melaninas da fibra capilar são os alvos prioritários da fotodegradação.

 

Como o aumento dos produtos para cuidados no cabelo no verão podem impactar no meio ambiente?  

Muitos shampoos, cremes e outros produtos voltados para os cuidados com os cabelos no verão contém ingredientes sintéticos que com uso frequente nesta época podem impactar sim ao meio ambiente. Componentes do shampoo por exemplo, como a cocamida DEA e os parabenos podem levar a degradação da qualidade das águas. Em consequência disso, são necessários ainda mais componentes químicos para o tratamento dos efluentes, iniciando assim um ciclo prejudicial ao ambiente como um todo.

 

Os produtos naturais possuem eficácia nos cuidados com os cabelos nessa estação?

 

Sim, os produtos naturais além de reduzirem os impactos ao meio ambiente cuidam dos cabelos de forma eficaz também no verão. A escolha por produtos que contenham apenas ingredientes de origem natural traz inúmeros benefícios. Podemos citar por exemplo a substituição do óleo mineral por óleos vegetais nos cremes e condicionadores que trazem consigo não só ácidos graxos que cuidam profundamente da hidratação do cabelo como também são ricos em vitaminas essenciais para os cuidados com os cabelos nesta época do ano.

 

Quais são os produtos sintéticos de cuidados com os cabelos que podemos substituir pelos naturais? 

É possível sim cuidar dos cabelos de forma natural e com o menor impacto possível ao meio ambiente.

O uso de bicarbonato de sódio diluído em água é muito bom para a limpeza de cabelos oleosos por exemplo; por possuir caráter básico, o bicarbonato de sódio promove a abertura das cutículas dos fios permitindo que a água penetre e realize a remoção de todas as sujidades, limpando-os. Lembrando sempre de utilizar em quantidades corretas ( por exemplo 1 colher de sopa para 200ml de água). Outro substituto interessante é o vinagre ao invés do condicionador, também diluído em água e na proporção correta é possível neutralizar o pH do cabelo, fazendo com que suas cutículas se fechem e consequentemente proporcionar brilho aos fios.

Além destas opções, também é possível escolher no mercado shampoos com fórmulas contendo apenas ativos naturais, orgânicos, além de condicionadores e máscaras ricos em óleos e extratos vegetais.

 

Referências :

DIAS, Maria Fernandareis Gavazzoni. Hair cosmetics: An overview. International Journal Of Trichology, [s.l.], v. 7, n. 1, p.2-15, mar. 2015. Medknow. http://dx.doi.org/10.4103/0974-7753.153450.

 

BEDIN, Valcinir. Ação da radiação ultravioleta no cabelo. 2016. Disponível em: <https://cosmeticsonline.com.br/index.php/detalhes-colunas/114/a%C3%A7%C3%A3o +da + radia%C3%A7%C3%A3o+ultravioleta+no+cabelo?pagina=noticias/detalhes-colunas/114/ a%C3%A7%C3%A3o+da+radia%C3%A7%C3%A3o+ultravioleta+no+cabelo>. Acesso em: 23 jan. 2019.

 

Compartilhe essa ideia: