Naturalândia
Conheça os nutrientes fundamentais para a saúde da sua pele.

Postado por Equipe Auá em 07/06/2017

 

Você sabia que diariamente sua pele sofre desidratação por conta de fatores externos como o vento, o sol, a temperatura ou o ar seco ? Além disso substâncias que estão nos seus produtos de cuidados pessoais também podem prejudica-la ! Os solventes orgânicos , algumas substâncias tensoativas desengordurantes em demasia ou as loções com alto teor alcoólico podem interferir na sua saúde.

 

 

                                      Veja também o que hidrata sua pele de verdade !

 

Que fatores nutricionais podem contribuir para a manutenção da hidratação cutânea?

Aminoácidos, colágeno hidrolisado, água, ácidos graxos, óleo de prímula, luteína e zeaxantina e panax ginseng.

Qual a função de cada um deles para a nossa pele ?

– Aminoácidos: São importantes para a hidratação da pele.

– Colágeno hidrolisado: Manutenção e reconstituição da pele.

– Água: Hidratação da pele, favorecendo a aparência saudável e tornando-se menos propensa a rugas.

– Ácidos graxos: Atividade cutânea anti-inflamatória, antiproliferativa e prevenir, portanto, a descamação e a desidratação da pele.

– Óleo de prímula: Hidratante e emoliente da pele, diminui a perda de água transepidérmica e melhora as funções elásticas da pele.

– Luteína e zeaxantina: Melhora densidade, hidratação e elasticidade da pele. São presentes na maior parte em vegetais de folhas verdes escuras, assim como em repolho, agrião, milho e pimentão amarelo.

– Panax Ginseng: Protege a pele dos raios ultravioletas contra o ressecamento da pele.

 

Nutrientes para a saúde cutânea que não podem faltar no nosso dia-a-dia

– Vitamina A: Fígado, gema de ovo, iogurte. Trabalha na síntese de novos tecidos.

– Betacaroteno: Abóbora, agrião, batata doce, brócolis, cenoura, couve. Função semelhantes a vitamina A.

– Vitamina C: Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão. Protege a pele da ação dos raios ultravioletas.

– Vitamina E: Castanha do pará, germe de trigo. Reduz cicatrizes.

– Magnésio: Nozzes, leguminosas, frutos do mar. Atua na formação dos tecidos, participa do trabalho muscular.

– Selênio: Grãos integrais, peixes, castanha do pará. Evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol.

– Zinco: Carnes vermelhas, algas, ostras e grãos. Estimula o sistema imunológico e favorece a renovação celular.

– Flavonóides: Vegetais, abacaxi, chás verde e preto, vinho tinto. Aciona antioxidantes mais ativos.

 

Faça parte do grupo de pessoas que vai mudar o mundo com suas escolhas conscientes !

 

Vamos ? #auanatural  #gentecomovoce  #vamos #sejasaude

 

Anna Karla Pimenta 
Nutricionista – CRN-6: 12723
@annakarlap

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