Naturalândia, PELE
Como remover a sua make de uma forma mais natureba? 🌱

Postado por auablog em 12/07/2019

Para que a nossa pele esteja sempre em um estado adequado de funcionamento, a limpeza da mesma é um processo fundamental. Os produtos de maquiagem são compostos por diferentes ingredientes e pode conter substâncias como parafina, silicone volátil, polibuteno, corantes, pigmentos, metais como chumbo e zinco, entre outras substâncias que precisam ser removidas de nossa pele todos os dias. Mesmo as maquiagens mais naturais como as orgânicas e veganas que apesar de serem compostas por ingredientes naturais e com menos ativos químicos que as convencionais, também necessitam ser removidas para que a pele possa “respirar” e também para desobstruir os poros, pois mesmo os minerais e ativos vegetais em excesso também devem ser retirados diariamente.

1. Que danos são causados a pele quando não retiramos a nossa make? Quais os danos também de produtos químicos para remoção da make?

No decorrer do dia, nossa pele acumula poluição, poeira, sujeiras e bactérias que estão no meio ambiente e que se fixam ainda mais à pele quando ela está coberta com a camada de maquiagem. A remoção da maquiagem garante que essas impurezas que foram acumuladas durante o dia também sejam removidas, desobstruindo os poros e evitando o aparecimento de acnes, cravos e diminuindo a oleosidade da pele. Além disso nossa pele renova-se todos os dias e é durante o sono que ocorrem as ações de reparo e de desintoxicação da pele. Dessa forma, dormir com a maquiagem impede a ação deste processo pois a presença da maquiagem cria uma espécie de barreira, evitando também que a pele “respire”. Dentre todos estes fatores ainda temos o envelhecimento precoce da pele que pode ocorrer devido a interrupção de seus processos de renovação e desintoxicação.
Apesar da importância na remoção da maquiagem, devemos também fazer uma boa escolha dos demaquilantes que usamos. Alguns produtos possuem álcool que irritam a pele, fragrâncias sintéticas que podem gerar alergias em peles sensíveis e também substâncias como o lauril éter sulfato de sódio, que é um sulfato agressivo e que remove além das sujeiras da pele e a maquiagem, também retira a oleosidade natural da pele e pode levar a efeitos rebote causando um aumento ainda maior da oleosidade. Possuem também óleo mineral, que além de ser um petrolato , impede a absorção de outros ativos pela pele.

2. Quais são as opções naturais de remover a make sem agredir a pele?

Uma das opções de demaquilante natural é utilizar óleos vegetais diretamente na pele. Os óleos naturais funcionam absorvendo toda a maquiagem, sujeira e excesso de outros produtos. Após utilizar o óleo com a ajuda de um algodão em movimentos circulares, basta enxaguar e lavar o rosto com seu sabonete de preferência. Procure optar por óleos vegetais de baixa comedogenicidade como o óleo de amêndoas e o óleo de cacay por exemplo. Ao optar por óleos como demaquilantes, além de limpar a pele, você também estará tratando a mesma.
Pode-se também optar por uma mistura de chás calmantes como camomila ou chá verde, utilizados junto a óleos essenciais como alecrim ou melaleuca e o óleo vegetal. Essa combinação também remove a maquiagem e ainda atua como bactericida e calmante para a pele.

4. Elas possuem a mesma eficácia que as opções da indústria química, se sim porque?

Sim, as maquiagens são compostas por ceras e produtos oleosos que são a base para os pigmentos, minerais e metais que são utilizados na mesma. Estas bases da maquiagem são solúveis nos óleos vegetais e assim é possível obter a mesma eficácia que os químicos na remoção da maquiagem e ainda com a vantagem de estar tratando a pele de forma natural e eficiente.

Viu? Hoje você viu ainda mais a importância e benefícios que a gente tem quando naturalizamos tudo <3 Referências: OLIVEIRA, Thaís Lodi et al. HIGIENE DA PELE. In: II SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, 2., 2014, São Paulo. Anais do Simpósio de Assistência Farmacêutica. São Paulo: Saf, 2014. p. 1 - 3. APARECIDA, S.A.P, ESTUDO SOBRE COSMÉTICOS FACIAIS RELACIONADOS À MAQUILAGEM. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

Compartilhe essa ideia: