Naturalândia, Toxicologia
Como identificar um bom protetor solar

Postado por Auá Natural em 28/03/2018

A importância do protetor solar

Como sabemos, o sol é essencial para a nossa vida ! Os seus efeitos dependem das características individuais e tempo na qual a pele é exposta,  intensidade, frequência , localização geográfica, estação do ano, período do dia e condição climática. Porém, a radiação solar também pode causar prejuízos ao organismo, caso não se tome os devidos cuidados quanto à dose de radiação recebida.

A necessidade do uso de protetores solares, também denominados fotoprotetores, é uma realidade indiscutível. São produtos cosméticos formulados com o objetivo principal de filtrar ou bloquear as radiações solares nocivas à pele, preservando-a.

 

Qual o protetor mais indicado para minha pele?

Pele seca

A pele seca é carente de lipídeos (gordura) e de água, e costuma ser reconhecida por sua aspereza ao toque. Em todos os casos, a característica principal deste tipo de pele é a falta de hidratação. O ideal é optar por produtos que combinem a reidratação e a sua proteção, e que contenha ativos hidratantes, como retinol e ácidos graxos.

 

Pele oleosa

Quem tem pele oleosa deve optar por protetores solares que sejam oil- free – ou seja, livre de óleo, evitando assim de deixá-la ainda mais oleosa. Estes produtos são feitos com propriedades específicas para reduzir e evitar o aumento da produção natural de gordura da pele, ajudando a deixar sua aparência ainda mais sequinha e livre de brilho.

 

Qual o protetor ideal para o momento certo?

Dia a dia

Para o uso no dia a dia você pode optar por protetores solares na forma de sérum, que são um meio-termo entre o gel e o creme. Costumam ser bem leves e ideais, principalmente para rosto, pescoço e colo, partes que acabam ficando sempre expostas durante o dia. Um FPS 30 é ideal para uso diário.

 

Exposição forte solar

Ao longo do dia, são emitidos os raios UVA, responsáveis pelo surgimento das manchas, rugas e envelhecimento da pele. Já o UVB tem sua maior intensidade no meio do dia, entre 10 e 16h, principalmente nos meses de verão, e dependendo da intensidade da exposição, pode causar até danos celulares. Por isso, caso precise se expor ao sol  forte (o que deve ser evitado), utilize um fotoprotetor que ofereça proteja contra esses dois tipos de raios: UVA e UVB, e sempre opte por um produto com FPS a partir do 30.  *O FPS refere-se ao grau de proteção contra o raio UVB.

 

Exposição com água

Neste caso, o ideal é optar por protetores solares que sejam resistentes a água, e que contenham em sua formulação polímeros que possam formar uma película de longa duração sobre a pele, evitando assim a perda do produto mais rapidamente em contato com água ou suor excessivo.

 

Crianças

As crianças por terem uma pele mais sensível devem ter uma proteção maior, optando por um protetor solar com FPS a partir do 30, e deve ser reposto a cada duas horas no mínimo.

 

O que observar na fórmula do seu protetor solar

É essencial sempre observar os rótulos dos protetores solares e verificar os ingredientes que compõem as formulações. Opte por produtos que contenham uma boa quantidade de ingredientes de origem vegetal e, se possível, orgânico, como extratos de plantas, aloe vera, girassol e frutas. Alguns ingredientes sintéticos possuem baixíssimo risco à saúde e também podem compor uma formulação com boa proteção solar e segurança, como o protetor solar óxido de zinco, por exemplo, o cetearyl alcohol ( álcool cetoestearilico), muito utilizado em emulsões, o glyceryl monostearate ( monoestearato de glicerila ), dentre outros.

 

Quais marcas posso confiar?

 

Neutrogena Sheer Zinc Dry-Touch Sunscreen, SPF 50:

Protetor solar com grau 1 na classificação do EWG, onde os ingredientes deste produto representam um baixíssimos índices relacionados a problemas com a saúde. É um produto que obtém bons resultados e uma escolha superior para proteção solar.

 

Badger Sunscreen Lotion, Unscented, SPF 25:

Protetor solar com grau 1 na classificação do EWG, também com ingredientes que representam um baixíssimo índice relacionados a problemas com a saúde. Vários protetores solares desta marca possuem esta classificação. Ótima escolha para proteção solar.

 

All Terrain TerraSport Sunscreen Lotion, SPF 30:

Protetor solar com grau 1 na classificação do EWG, com ingredientes que apresentam baixo índice de problemas relacionados à saúde. Outros protetores desta marca também possuem esta classificação. Boa escolha também para proteção solar.

 

ATENÇÃO

Seu protetor solar é seguro? O grupo não governamental EWG testou 800 filtros solares e chegou à conclusão que apenas 25% são eficazes em proteger a sua pele dos raios ultravioletas, e são feitos sem ingredientes tóxicos. Confira aqui a matéria completa https://www.ewg.org/sunscreen/report/executive-summary/#.Wn3qQujwbIU

 

Por : Elaine Andrade. Farmacêutica e Bacharel em Química – UFRN

Referências

FLOR, Juliana; DAVOLOS, Marian Rosaly; CORREA, Marcos Antonio. PROTETORES SOLARES. Quim. Nova, Araraquara, v. 30, n. 1, p.153-158, 30 ago. 2006.

EWG. EWG’s Sunscreen Guide. Disponível em: <https://www.ewg.org/sunscreen/report/executive-summary/#.Wn3qQujwbIU>. Acesso em: 08 fev. 2018.

Compartilhe essa ideia: