Sem categoria
Como clarear a pele

Postado por Equipe Auá em 30/05/2018

Por que aparecem as manchas ou partes escurecidas na pele?

 

A maior parte das manchas escuras da pele existem por deposição de melanina. Normalmente, a melanina está uniformemente distribuída por toda a pele e fornece a sua coloração. Quando a distribuição deste pigmento é irregular, produz manchas que podem ser escuras. Nos casos em que há diminuição da concentração dela, quando há acúmulo localizado da substância, produz manchas claras.

As manchas escuras, todas elas, agravam-se pela exposição ao sol. Essa é a causa mais comum de acúmulo de melanina em certas áreas do corpo. Além disso, as alterações hormonais também podem causar essas manchas e existem  manchas que ocorrem principalmente em determinados períodos da vida, tais como, gravidez, menarca, etc. Também o uso de certos medicamentos (anti-histamínicos e antibióticos) e cosméticos, reforçados pela exposição ao sol. 

 

 

Como prevenir manchas na pele?

  • Usar bloqueador solar, de preferência com fator de proteção solar superior a 30.
  • Não usar desodorantes ou cremes que contenham álcool.
  • Usar bastante creme hidratante específico para o seu tipo de pele.
  • Evite manusear limao quando estiver se expondo ao sol pois pode causar manchas!
  • Evitar depilação com lâmina e preferencialmente utilizar cera ou laser mas cuidado com o tipo de cera! ( Algumas caseiras contem limao ! )  
  • Utilizar proteções físicas, como chapéu e guarda-sol;

 

Como clarear a pele naturalmente?

 

Uma ótima dica para clareamento da pele de forma natural é o uso da argila branca! Ela possui elevada quantidade de alumínio, o que lhe confere propriedades cicatrizantes. Sua composição mineralógica qualitativa corresponde a uma mistura de quartzo e caolinita. Na estética, facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo de alta excelência no controle do processo acneico, clareamento e no tônus geral da pele. Em estudos de eficácia utilizando a argila, verificou-se uma redução significativa de manchas da pele, como melasma ou melanose.

 

Receitas caseiras para clareamento da pele (modo de uso).

Para clareamento de manchas pode-se seguir a sugestão abaixo:

  • 1 colher de sopa de argila branca da Auá Natural
  • Adicione água mineral até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Espátula ou pincel

 

Aplicação

Limpar bem a pele antes da aplicação e colocar a mistura acima no pele, evitando a região dos olhos, lábios e locais com mucosas. Você também pode aplicar em regiões escurecidas que deseje clarear como virilha, axila. Deixar agir por 30 minutos e enxaguar com água.

 

Gostou dessas dicas de como clarear a pele de forma natural em casa? Então, compartilhe com mais pessoas 🙂

 

 

Referências

ABCMED, 2013. Manchas escuras na pele: por que aparecem? Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/342999/manchas+escuras+na+pele+por+que+ aparecem.htm>. Acesso em: 10 abr. 2018.

AMORIM, Monthana Imai de; PIAZZA, Fátima Cecília Poleto. USO DAS ARGILAS NA ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL.2010. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/monthana imai de amorim.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.

TOYOKI, Bruna Kaori; OLIVEIRA, Ana Caroline Teixeira de. ARGILOTERAPIA: LEVANTAMENTO DOS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA. Disponível em: <http://belezain.com.br/adm/uploads/argilok144.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.

MASCENA, Thereza Cristyna Feitosa. MELASMAS E SUAS PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAMENTO. 2016. 45 f. Monografia (Especialização) – Curso de Biomedicina Estética, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa Centro de Capacitação Educacional, Recife, 2016.

 

Compartilhe essa ideia: