Naturalândia
Saiba como evitar a MELASMA no verão!

Postado por Equipe Auá em 13/10/2017

Você já se deparou com algumas machinhas escuras na pele,  as famosas “sardinhas”? Elas são manchas acastanhadas, algumas mais escuras, irregulares, simétricas e adquiridas. Distribuídas principalmente em áreas com grande exposição ao sol como face, fronte e mais raramente, mas podem aparecer, em braços e colo.

Entenda agora  o que ela pode descandear em seu corpo e conheça os tratamentos mais adequados.

 

Primeiro : Vamos entender o que é melanina ?!

 

Melanina é o nosso filtro  solar natural e ela é  a responsável pela tonalidade da nossa pele.  Quanto mais escura a pele,mais melanina e consequentemente proteção ao sol. A função da melanina é proteger nossa pele contra as agressões do sol. Por isso que quando nos expostos por muito tempo , nassa pele fica avermelhada!

 

Segundo : Como se formam as sardinhas na nossa pele ?!

 

A melanina é produzida por melanócitos. Quando nos expomos a ação dos raios ultravioletas , os melanócitos precisam produzir mais melanina que o habitual para proteger a nossa pele.  O que acontece geralmente é a hiperfuncionalidade dos melanócitos naquele local  causando as indesejáveis manchinhas quando produzida em excesso.  Alguns ouros fatores podem piorar  o melasma como : uso de anticoncepcional oral, gravidez, estresse e alguns remédios fototóxicos.

 

É possível controlar as manchas?  Quais são os tratamentos mais adequados?

O melasma é uma doença crônica, ou seja,  não tem cura porém existe controle do quadro clínico. A melhor maneira de prevenir e tratar  é o uso de bloqueadores solares contra os raios ultravioletas . Existem tratamentos como os peelings mas o seu uso deve ser controlado e  ser intercalado com outros tratamentos principalmente em épocas quentes do ano. Lembrando que cada pele tem suas caracteristicas unicas, portanto consulte sua dermatologista para saber o tratamento mais adequado.

Existe alguma alternativa mais natural que podemos tratar a Melasma?

O extrato de semente de uva está sendo estudado pela sua função de inibir a proliferação dos melanócitos na região do melasma porém necessita ainda de estudos maiores para sua comprovação.

Gostou do nosso post? Compartilhe essa idéia com os seus amigos ! Vamos juntos naturalizar.

 

Aprenda também a fazer um BOM hidratante facial caseiro!

 

Por :  Dra Julliete Gomeshj

Pós graduanda em Dermatologia pela Associação Pele Saudável e Instituto BWS em São Paulo – SP

CRM 187163-SP

Compartilhe essa ideia: