Toxicologia
Antioxidantes, o que são e qual a importância?

Postado por Auá Natural em 17/01/2018

Envelhecer é inevitável! Com o tempo nosso organismo vai amadurecendo de maneira progressiva e alterando as funções do nosso corpo. O envelhecimento mais visível é o cutâneo pois a pele sofre agressões constantes do ambiente externo que resulta em sinais visíveis como : flacidez, linhas de expressão e perda de elasticidade.

Um dos principais fatores que mais contribuem para isso  são às ações nocivas dos radicais livres que podem danificar células sadias do nosso corpo.

Combater a ação dos radicais livres é combater o envelhecimento! “ E quem tem o poder de combater essa ação ? “-  os antioxidantes!  

Mas  afinal, o que são eles?

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa “que impede a oxidação de outras substâncias químicas”, que ocorrem nas reações metabólicas ou através dos radicais livres. Eles são obtidos através dos alimentos, sendo encontrados na maioria dos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o organismo.

 

Importância para a saúde

Diariamente, somos expostos a estes radicais livres desde a poluição ambiental, álcool, radiação UV, alimentos ricos em gorduras saturadas e industrializados , entre outros .

Todos essa exposição  leva ao acúmulo de radicais livres no nosso organismo, que em excesso danificam as células. Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, tornando-os inofensivos.

 

Antioxidantes nos cosméticos

No uso de ativos que contém ação antioxidante em cosméticos , as vitaminas se destacam e as principais são:  A , C e E.  Estudos científicos demonstram, que o uso desses ingredientes na pele,  reduz  o processo de degeneração de células , ajuda a prevenir o aparecimento de doenças e retarda o envelhecimento do organismo.

Um dos extratos vegetais utilizados frequentemente em cosméticos é o extrato de Vitis vinifera, popularmente conhecida como uva. O extrato seco de uva contém proantocianidinas oligoméricas, que são um flavonóide. Esses elementos são capazes de neutralizar radicais livres, sendo de 15 a 20 vezes mais potentes que a vitamina C.

Outra fonte importante também são os óleos vegetais, ricos em antioxidantes. Um óleo que merece destaque é óleo rejuvenescedor da Amazônia que é rico em vitamina A (retinol) e vitamina E, sendo uma fonte importante de antioxidantes para a pele no combate aos radicais livres.

 

Na alimentação

Os antioxidantes são encontrados em alimentos que contém boa quantidade de vitamina C ( frutas cítricas), vitamina E (folhas verdes, oleaginosas e sementes) e nos flavonóides (uva, morango, romã, mirtilo).

Sabemos que manter uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger e combater os radicais livres. Dessa forma, diminui o  risco de surgir várias doenças e evita-se o envelhecimento precoce. O uso de cosméticos que apresentem antioxidantes em sua formulação também é de grande importância nos cuidados com o corpo.

 

3 dicas de consumo diário

1 – Consumir diariamente alimentos ricos em vitamina C, que é um antioxidante encontrado em muitos alimentos, especialmente frutas cítricas, frutas vermelhas e verduras.

2 – Consumir carotenoides, que são compostos vegetais, como o betacaroteno, luteína e licopeno, que dão às frutas e verduras a coloração amarela, vermelha e laranja.

3 – Para auxiliar no cuidado com a pele, utilizar cosméticos que contenham antioxidantes  como vitamina E,  vitamina C e óleos vegetais ricos em antioxidantes naturais, como a vitamina A ( retinol)

Agora que você já conhece os benefícios dos antioxidantes, inclua-o na sua rotina de cuidados com a pele e alimentação ! Compartilhe essa informação com mais pessoas! 🙂

 

Referências

UNIMED, Inatel -. O que são radicais livres? Disponível em: <http://www.inatel.br/ cipa/ index.php/informativos/34-o-que-sao-radicais-livres>. Acesso em: 30 dez. 2017.

MESSIAS, Karina L. da Silva. OS ANTIOXIDANTES. Food Ingredients Brasil, São Paulo, v. 1, n. 6, p.16-30, nov. 2009.

JASKI, Michele; LOTÉRIO, Naiara; SILVA, Daniela da. A ação de alguns antioxidantes no processo do envelhecimento cutâneo. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Michele Jaski, Naiara Loterio.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.

OLIVEIRA, Alane Cabral de et al. Fontes vegetais naturais de antioxidantes. Química Nova, Alagoas, v. 3, n. 32, p.689-702, abr. 2009.

Compartilhe essa ideia: