O perigo das pomadas de cabelo no carnaval
Sem categoria
editAlgumas pomadas de cabelo pode conter ingredientes nocivos a saúde
Dor, irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar, foram os sintomas que levaram mais de 100 mulheres a procurar o pronto socorro oftalmológico em Recife, no final de semana dos dias 04 e 05 de fevereiro. A queixa principal é que pomadas para fins capilares escorreram para a região dos olhos, afetando a córnea. Contudo, essa não foi uma realidade apenas da capital Pernambucana, diversos oftalmologistas pelo Brasil relataram casos semelhantes e pediram alertar para o cuidado.
Conforme dados divulgados no Jornal do Commercio, não há uma marca específica que esteja ligada a esse evento, pois os relatos é que são diversas opções. A hipótese médica é que, esses produtos usados em tranças e penteados, em contato com a chuva e suor, escorreram e entraram em contato com os olhos. Por isso, é de extrema importância ler o rótulo e checar se há realmente substâncias seguras para você. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia para o JC, substâncias como metilcloroisotiazolinona (MCI) e a metilisotiazolinona (MI), comuns em formulações para pomadas modeladoras, são tóxicos podendo causar queimaduras nos olhos e pele, irritações e alergias.
Além das pomadas de cabelo, atenção a todos os produtos
Aqui na Aualândia, somos a favor da informação e você sempre deve buscar isso sobre os produtos que gostaria de usar. Podendo ser de cuidados e também de beleza. É essencial entender o que está passando no seu corpo para evitar complicações.
Procure pomadas de cabelo liberadas pela ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por regularizar os produtos para que sejam fabricados e comercializados. Por isso, para checar se um produto é liberado, é possível entrar no site da ANVISA. Contudo, ela apontou algumas recomendações, como:
- Respeitar as instruções de uso do fabricante, descritos no rótulo;
- Usar produtos dentro do prazo de validade indicado no rótulo;
- Não usar produtos com consistência, odor ou coloração alterada;
- Quando usar esses produtos, evitar banho de piscina e mar, além de proteger os olhos.
“Passei a pomada no cabelo, agora o que fazer?”
Não se desespere! Se você usou alguma pomada nos cabelos, evite contato com a água e se acontecer de suor ou chuva, proteja os seus olhos. Quando for retirar o produto, coloque o cabelo para trás, lave-o com água abundante e seus produtos habituais.
No entanto, em caso de contato com os olhos, lave com água abundante e em caso de sintomas como, irritação, dor, pálpebra inchada e dificuldade para enxergar, procurar uma emergência oftalmológica imediatamente.
Confira algumas indicações de pomadas para cabelos
Essa é uma opção orgânica e vegana para passar nos seus fios. Elaborada com óleos de andiroba e Copaíba da Amazônia, tem ação tônica, regenerativa e nutritiva. Além de combate a caspa, descamação do couro cabeludo.
Outra opção orgânica e livre de testes em animais. Com ativos naturais, como aloe vera e óleo de girassol. Essa pomada auxilia na regeneração do cabelo e mantém macio.
Referência
“Pomada para cabelo me fez ficar dias sem enxergar”. https://www.bbc.com/portuguese/geral-64351620
Cegueira temporária: pomada de cabelo leva cerca de 100 mulheres a urgência oftalmológica no Recife <https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2023/02/15173981-cegueira-temporaria-pomada-de-cabelo-leva-cerca-de-100-mulheres-a-urgencia-oftalmologica-no-recife.html>
Comentários
Os comentários para este post estão fechados