Por que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+?
A Auá Natural
editDefender os direitos da comunidade LGBTQIA+ é e sempre será uma das pautas da Aualândia. Por aqui, preconceito não entra, pelo contrário, a gente combate com diálogo e muita informação.
E para apoiar as causas desse público, você não precisa fazer parte dele, basta entender que a violência física e verbal contra a população LGBT fere mental e fisicamente. Por isso, não podemos ficar de braços cruzados, temos que respeitar e fortalecer a comunidade.
Para começar esse papo, a gente vai te explicar por quais motivos junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, vem com a gente?
Stonewall: o comecinho de tudo
Vamos fazer uma viagem no tempo e espaço para 28 de junho de 1969, mais precisamente para Nova Iorque. A Revolta de Stonewall foi uma série de manifestações de pessoas LGBTQIA+ contra a polícia, que invadiu o bar de Stonewall Inn, no bairro de Greewich Village.
O que levou a invasão a se transformar em 6 dias de rebelião não é tão claro, mas acredita-se que tudo começou no momento em que uma mulher lésbica foi agredida por um policial.
O que rolou então?
A partir disso, naquela noite de junho de 1969, o público do Stonewall Inn uniu forças e decidiu enfrentar a ação da polícia, permanecendo por dias dentro do bar e recebendo apoio de gays e lésbicas do lado de fora.
Nos Estados Unidos, a repercussão foi altíssima e, na mesma data do ano seguinte, em 1970, aconteceu a primeira Parada do Orgulho LGBT nas ruas de Nova Iorque, que serviu de inspiração para outras paradas mundo afora.
Jornal USP (site). Colunista explica por que junho é o mês do orgulho gay. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/colunista-explica-por-que-junho-e-o-mes-do-orgulho-gay/ .
Comentários